sexta-feira, janeiro 29, 2010

PAINEL DA FOLHA

Teste de resistência

Silvio Navarro
Folha de S.Paulo - 29/01/2010

Tão logo o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi nomeado para a liderança do governo na Câmara, o Planalto recomendou que se tente votar já na próxima semana a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que propõe nova divisão dos royalties do pré-sal. O governo trabalha para tentar derrubar a emenda, embora a previsão seja adversa. No entanto, a avaliação é que a votação do combo de projetos do pré-sal precisa ser concluída na Casa e que será possível fazer ajustes no texto no Senado.

Também falta o aval dos deputados aos projetos que tratam da criação de um Fundo Social para aplicar os recursos e da capitalização da Petrobras.

Saúde
Segundo seus auxiliares, Lula teve bronquite, diagnosticada recentemente, antes da crise de hipertensão. Afirmava sentir "chiadeira" no peito e, por recomendação médica, fez vaporizações. O quadro piorou na terça.
Time. Um cardiologista, dois pneumologistas e um clínico-geral acompanharam os exames de Lula em Recife.

Escovada
A ministra-candidata Dilma Rousseff dava entrevista sobre o mal-estar de Lula quando foi interrompida por um assessor que quis arrumar a sua sobrancelha. "Agora tenho até assessor de sobrancelha", brincou.

Números
A direção do PSB decidiu, e Lula avalizou, que nos próximos dez dias encomendará uma pesquisa de intenção de voto presidencial com Ciro Gomes (CE) na lista.

Ângulos
Um dos argumentos usados pelo PSB para tentar manter Ciro no jogo é que, quando Dilma reduziu a agenda para intensificar o tratamento de saúde, foi a presença dele que ajudou a impedir que José Serra (PSDB) disparasse nas pesquisas.

Alarme
Desde o início do ano, 70 municípios decretaram estado de emergência em decorrências dos estragos causados pelas chuvas. Outras 132 cidades também vivem situação semelhante, mas por causa de estiagem. Os dados são da Defesa Civil, compilados pela Confederação Nacional dos Municípios.

Arranjos
No almoço com Dilma, a cúpula do PDT argumentou que ela "não pode abrir mão" do palanque de Jackson Lago (PDT) no Maranhão, embora a aliança do PT com o PMDB favoreça Roseana Sarney no Estado.

Cardápio
Petistas que participaram do almoço voltaram a afirmar a preferência da sigla pela candidatura de Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná. O senador disse que topa a composição, mas aguarda definição do PSDB.

Cenários
Do lado tucano, à medida que se consolida a aliança entre Osmar e o PT, cresce a candidatura do prefeito Beto Richa. "São duas hipóteses: ou o Osmar enfrentará o Beto, ou o Álvaro Dias disputará contra a Gleisi [Hoffmann, PT]", diz um dirigente.

Caixa
No Rio, um dos fatores que pesam na escolha de Márcio Fortes (PSDB) para a vice de Fernando Gabeira (PV) é a influência do tucano no meio empresarial. Fortes foi tesoureiro do partido.

Mesa
Lideranças do DEM se reuniram anteontem em São Paulo com Gilberto Kassab. Além de manifestar apoio ao prefeito, desgastado pelos estragos das chuvas, combinaram uma nova rodada de "apelos" aos tucanos para que Aécio Neves (MG) tope a vaga de vice de José Serra (SP).

Corda
Aumentou muito a pressão para que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) seja o candidato da oposição ao governo de Pernambuco. "Ele chegou a dizer que o Senado fedia, nunca gostou de lá e, se disputar, feio não vai fazer. Mais: se o Serra for eleito, ainda pode ser recompensado", afirma um tucano.

Tiroteio
Nunca na história deste país o viés eleitoral falou tão alto a ponto de o presidente, numa só canetada, desdenhar do Congresso e do TCU.

Do deputado, OTAVIO LEITE (PSDB-RJ), sobre Lula ter liberado obras públicas com irregularidades detectadas pelo tribunal.

Contraponto

Plantão médico
Três horas após ter deixado o hospital em que Lula estava internado em Recife, o governador Eduardo Campos (PSB) despertou assustado no meio de uma noite mal dormida, por volta das 6h, com um telefonema.

-Estou indo embora!-, disse Lula.

-Fugido?-,brincou Campos.

-Acordei às 5h e pouco, a pressão já está 12 por 8, e tirei até foto com as meninas aqui [enfermeiras]-,completou, bem humorado, Lula.

-Então o senhor vá, porque daqui a pouco quem vai para sua vaga aí sou eu...-, emendou o governador.

A ligação terminou com os dois em gargalhadas.

Nenhum comentário: