quarta-feira, dezembro 23, 2009

PAINEL DA FOLHA

Decifra-me

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 23/12/09

Acusado por Lula de fazer alianças apenas à esquerda e de nunca repetir candidato ao governo, dificultando a fixação de um nome pelo eleitorado, o PT de São Paulo se dedicou ontem, além de reclamar da bronca, a interpretar a mensagem do presidente.
Para alguns, Lula sinalizou que, na ausência de Ciro Gomes (PSB), o PT deveria ir de Aloizio Mercadante, que, apesar dos aloprados, não fez feio no resultado final em 2006. Outros ponderam que, se o negócio é repetir, a opção poderia ser Marta Suplicy, candidata em 1998 e petista mais bem posta nas pesquisas. Para tristeza de Paulo Skaf (PSB), ninguém considerou que Lula, ao dizer que o PT-SP "precisa de um Zé Alencar", estava sugerindo apoio ao presidente da Fiesp. Mesmo porque isso está fora de cogitação no partido.


Como assim? Um expoente do PT paulista estranha o sermão de Lula a propósito da permanente troca de candidatos ao governo: "Mas foi ele quem escolheu todos!".

Olha eu aqui. Por trás da mais recente gafe de Aloizio Mercadante, segundo quem Ciro Gomes "tomou o pau de arara na direção errada", há quem enxergue um movimento do senador para se lançar candidato ao governo.

Plano C. Entre os destinos imaginados pelo Planalto para Ciro está o de não concorrer nem à Presidência nem ao Palácio dos Bandeirantes, voltando a ser ministro de Lula no último ano de governo.

De saída. Está combinado com Lula: Tarso Genro (PT) deixa o Ministério da Justiça até 10 de fevereiro para se dedicar integralmente à campanha pelo governo gaúcho.

A bordo. Dilma Rousseff pega carona com Lula hoje para SP. Enquanto o presidente participa de evento de Natal com catadores de papel, a ministra faz uma bateria de exames no Sírio-Libanês.

Que fase! Depois de fracassar na tentativa de emplacar Duarte Nogueira (SP) como seu sucessor na liderança da bancada do PSDB na Câmara, agora a cargo de João Almeida (BA), José Anibal (SP) viu o aliado Nogueira perder também a disputa pela liderança da minoria, que ficou com o tucano Carlos Sampaio (SP).

QG. Apontada pela Polícia Federal como local onde seria feita a partilha do mensalão candango, a empreiteira Conbral é alvo de ação de improbidade do Ministério Público Federal juntamente com a Paulo Octávio Investimentos, empresa do vice-governador.

Histórico. A Conbral e a Paulo Octávio Investimentos são acusadas de desvio de R$ 240 milhões de uma obra tocada com recursos da Funcef, fundo de pensão dos servidores da Caixa. O caso está no Supremo desde 2005.

Nova parceria. Recentemente, as duas empresas voltaram a trabalhar juntas. Trata-se de um megaempreendimento para construir hotel-residência em Brasília.

Outro lado. A Paulo Octávio Investimentos alega que a ação é "temerária e sem fundamentação séria e válida".

Trena. As empresas de "PO" tocam outras obras públicas, como a sede da Justiça Federal em Florianópolis, do Conselho da Justiça Federal, a reforma do terminal dois do Aeroporto do Galeão e o anexo do Ministério Público do DF.

Visitas à Folha. Claudio e Suzana Padua, vencedores do prêmio Empreendedor Social de 2009, promovido pela Folha e pela Fundação Schwab, David Hertz, vencedor do prêmio Empreendedor Social de Futuro, e Nicolau Priante Filho, finalista, visitaram ontem a Folha, onde foram recebidos em almoço.

Ersin Erçin, embaixador da Turquia no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Mustafa Kapucu, cônsul-geral em São Paulo.
com SÍLVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

Então ficamos assim: o PSDB escala Tostão e Coutinho, Lula escala dois postes e vamos ver quem faz gol.
Do deputado federal tucano ARNALDO MADEIRA em resposta ao presidente, que desmereceu as chances de uma eventual chapa Serra-Aécio dizendo ter "dúvidas se Tostão-Tostão, Coutinho-Coutinho no mesmo time daria certo".

Contraponto

Ouvindo a base


Com a política brasiliense transformada em caso de polícia, o senador Cristovam Buarque (PDT) fazia discurso de agradecimento pelo prêmio recebido do site Congresso em Foco, que anualmente destaca alguns parlamentares.
-Quando fui informado do prêmio liguei para minha mulher e pedi um conselho sobre o que falar a vocês- disse à plateia o ex-governador do Distrito Federal.
Os espectadores aguardavam um turbilhão de críticas ao mensalão candango, mas Cristovam surpreendeu:
-Ela me disse: "Vai lá, agradece o prêmio e vê se não disputa mais nenhuma eleição!".

Nenhum comentário: