terça-feira, novembro 17, 2009

TODA MÍDIA

Infra

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 17/11/09


Passados os tantos elogios, o "Financial Times" foi ao Mato Grosso e publicou ontem a longa reportagem "Infraestrutura de transporte compromete boom das fazendas", na tradução da BBC Brasil:
"Muitos ao redor do mundo estão acompanhando o despontar do Brasil como superpotência agrícola. Mas analistas dizem que a produção está chegando ao seu limite e que o investimento necessário para o crescimento está ficando curto."

Em seu programa na CNN, Fareed Zakaria citou o apagão para abordar os Jogos no Rio. "Não espero que o presidente Lula resolva todos os problemas antes de 2016", mas, na tradução destacada pelo Globo Online, trata-se do "grande teste para o futuro".

Sobre infraestrutura e a gestão de Dilma Rousseff, na manchete da Folha Online à tarde, "Ministério afirma que curto-circuito causou blecaute". À noite, sobre a gestão de José Serra, "Falta de viga pode ter causado acidente no Rodoanel".

"WORLD IN 2010"
Saiu a edição anual com previsões da "Economist". Para o Ocidente, "pequenos avanços". Para o Brasil, com a foto e o título "Depois de Lula", arrisca que vai manter, "pela primeira vez na história, crescimento, inflação baixa e democracia". Lula deve ser sucedido por Dilma ou Serra, tecnocratas: "Quem quer que vença, o país deve permanecer em mãos capazes após a eleição"

UM MILHÃO E SUBINDO
Da manchete da Reuters Brasil à escalada do "Jornal Nacional", ontem, o "recorde" no emprego em outubro, amontoando um milhão de "vagas líquidas" no ano de crise. E para o ano que vem, de eleição geral, o ministro do Trabalho "estima dois milhões".

"ANALFABETO"
Um irmão de Caetano Veloso anunciou anteontem, em jornal da Bahia, e ontem o portal Terra confirmou com a mãe do cantor, Dona Canô, 102. Ela vai tentar falar com Lula "que foi a imprensa que gosta de fazer alarde" e "que eu não aprovei o que Caetano disse"

THC
Com o título acima, a coluna Radar deu na "Veja" que FHC "está se preparando para subir uma favela carioca" para o documentário "Rompendo o Silêncio", em sua "cruzada pela descriminalização da maconha". A disputa com Lula agora vai "também às telas".
E as entrevistas prosseguem. FHC falou longamente ao espanhol "El País", mas nada de atacar Lula, chegando até a afirmar que ambos dividem "o modelo social-democrata do Brasil", alternativo ao de Hugo Chávez. "Que diferença há entre meu governo e o de Lula, no modelo econômico? Muito pouca. É basicamente social-democrata, quer dizer, respeito ao mercado, sabendo que o mercado não é tudo, e políticas sociais eficazes".

E TOME PCC
O portal iG noticiou ontem que os ataques do PCC estão virando documentário de uma hora do Discovery Channel, a ser apresentado no final do mês. Na locução do trailer, com as imagens acima: "Maio de 2006. Uma guerra urbana que deixou um governo acuado. E transformou a maior cidade da América do Sul na capital do terror"

SERRA E O TWITTER
Em entrevista ao mesmo iG, o líder democrata Cesar Maia elogia o tucano Aécio Neves e "compara José Serra a um caudilho", por manter o PSDB à espera da eventual candidatura. E ironiza: "O que é o twitter dele? É uma tentativa de humanizá-lo".

OBAMA E O TWITTER
Barack Obama fez encontro público em Xangai, típico da política americana. Sobre o Twitter, admitiu que nunca postou e que seu perfil com 2 milhões de seguidores é feito por assessores. No Twitter, destaque do Gawker, reações como "chocante", "triste".

Nenhum comentário: