terça-feira, novembro 17, 2009

BRASÍLIA - DF

Sem medo de apagão


Correio Braziliense - 17/11/2009


O Palácio do Planalto avalia o caso do apagão como superado. Não vê problema na ida da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre o blecaute da semana passada. Acredita que só tem a ganhar com uma prestação de contas sobre sua atuação no setor energético. A versão oficial continua sendo a de que o apagão foi causado por descargas elétricas nas linhas de transmissão e não por falta de investimentos. A oposição, porém, não descarta a possibilidade de falha humana.

Há dúvidas sobre a necessidade de total desligamento das turbinas de Itaipu. Aguarda-se a divulgação do relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com base no monitoramento das subestações de transmissão de energia. O sistema suporta problemas causados por condições atmosféricas (raios, ventanias e temporais), pois funciona segundo o critério n-1, que, no jargão dos engenheiros, significa que deve suportar a perda de um elemento de rede sem interrupção da condução. Porém, são frequentes problemas mais graves. No ano passado, foram 500 contingências múltiplas, mas não houve blecaute. Na semana passada, entretanto, o curto-circuito derrubou três linhas de alta tensão e provocou o desligamento de Itaipu. Em consequência, outras usinas foram desligadas por questão de segurança.

Velho Chico

Empresas de saneamento das cidades ribeirinhas, indústrias, fazendas e o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional pagarão, a partir de janeiro, pelo uso da água na bacia do São Francisco. Os recursos serão aplicados na recuperação do rio.

Afinado



A cúpula petista tem expectativa de que o ex-senador sergipano José Eduardo Dutra (foto) seja eleito presidente da legenda com mais de 60% dos votos, nas eleições diretas do próximo fim de semana. Isso lhe daria cacife para enquadrar os rebeldes em relação à aliança do PT com o PMDB em torno da candidatura de Dilma Rousseff. O primeiro a ser enquadrado será o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria. O ex-cara-pintada deve perder a disputa pelo controle do diretório regional do Rio de Janeiro para o deputado federal Luiz Sérgio, afinado com Dutra e apoiado pelo atual presidente regional do PT, Alberto Cantalice.

Censo



Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), a senadora Kátia Abreu (foto), do DEM-TO, resolveu comprar briga com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo elas, os valores do Índice de Gini no Censo Agropecuário de 2006 estão errados. “Eles exibem fortes inconsistências quando comparados a outros levantamentos anuais do próprio instituto, como a Pesquisa Pecuária Municipal IBGE 2006 e a Pesquisa Agrícola Municipal IBGE 2006. Nesse caso, o censo, as pesquisas anuais ou ambos, estão errados.”

Quase

Em 12 de janeiro de 2008, por exemplo, houve o desligamento simultâneo dos circuitos C2 e C3 da linha de transmissão Gurupi-Miracema, em 500 KV. Como o circuito C1 da linha Gurupi-Miracema, em 500 KV, encontrava-se desligado para a implantação de esquema de religação automática, ocorreu a abertura da interligação Norte-Sudeste. A medida preveniu a Região Centro-Oeste de sobretensões e de cortes automáticos programados de carga, minimizou os efeitos da perturbação e evitou o colapso sistêmico.

Rotina

As linhas de Itaipu caíram pelo menos mais três vezes no ano passado. Em 5 de janeiro, houve perda dupla dos circuitos C1 e C2 da linha de transmissão em Itaberá–Ivaiporã. Em 25 de outubro, curto-circuito provocado por descarga atmosférica derrubou o circuito C3 da linha Foz do Iguaçu–Ivaiporã, com desligamento de máquina em Itaipu, seguido de outro curto-circuito, também por descarga atmosférica, e respectivo desligamento do mesmo circuito. E em 29 de outubro houve desligamento da linha de transmissão Foz do Iguaçu–Ivaiporã, por descarga atmosférica. Com o terminal de Foz do Iguaçu aberto, ocorreu nova descarga atmosférica na linha, causando outro desligamento. O religamento automático falhou em Foz do Iguaçu, mas mesmo assim não houve blecaute.

Carvão

É periclitante a permanência do diretor de política monetária do Banco Central, Mário Torós, homem de confiança do presidente do órgão, Henrique Meirelles. Torós revelou os bastidores da crise, em dezembro de 2008, com saques estimados em R$ 40 bi em uma semana e ataque especulativo de US$ 5 bilhões

Adido/ A Polícia Federal abriu mais um posto nas embaixadas do Brasil no exterior. Dessa vez em Lima, no Peru, para onde segue o delegado Delci Carlos Teixeira, primeiro adido policial brasileiro no país. Teixeira foi superintendente da PF em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio e Paraná. A representação da PF no Peru é a 11ª instalada nos últimos anos. O foco da atuação é o tráfico de drogas.

Salve Geral/Ministro relator do mensalão, Joaquim Barbosa, e Cláudio Abramo, da ONG Transparência Brasil, estarão hoje na primeira fila para assistir ao polêmico filme sobre os ataques do PCC a São Paulo, Salve Geral, de Sergio Rezende. Depois da exibição, no auditório da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, os dois comandam um debate sobre o filme e a crescente onda de violência registrada nas capitais.

Nenhum comentário: