terça-feira, novembro 17, 2009

ARI CUNHA

Pais devem responder por violência

CORREIO BRAZILIENSE - 17/11/09


Projeto do senador Paim, com aval do senador Gerson Camata, trata da violência nas escolas. A Comissão de Educação vai examinar hoje propostas que criam medidas de proteção ao docente e monitoramento das ocorrências registradas nos estabelecimentos de ensino. A garantia de proteção ao professor não ataca diretamente o problema. Mais uma vez, o Estatuto da Criança e do Adolescente se aplica caso o autor da infração seja menor de idade. Esse é um ponto a ser pensado. A explicação: uma mãe dizia ter solucionado o problema da filha que apanhava na escola. Ela não aguentava mais o sofrimento da garota. Queria pegar a agressora e dar o troco. Mas pensou melhor. Chamou uma menina da pesada, conhecida na redondeza, e pagou para que ela batesse na agressora da filha. Pelo dinheiro, a penalidade aplicada pelo ECA valia a pena. E o negócio foi fechado. Se a responsabilidade do aluno agressor recaísse sobre os pais, como acontece com menores de idade que burlam as leis do trânsito, a violência nas escolas teria outra estatística.


A frase que não foi pronunciada

“O PT só se apaixona. Não se casa nunca.”


Presidente Lula pensando enquanto vê os problemas enfrentados pelo ministério comandado pelo PMDB.


Capinzal
O administrador Leda, do Lago Norte, mandou limpar um capinzal onde malfeitores se escondiam. Localizado perto do supermercado Pão de Açúcar, apavorava pedestres e moradores das QLs. O serviço que era esperado foi recebido com gratidão pelos moradores.

Mobilidade
Problemas de corrupção com ambulâncias são águas passadas. A fiscalização aumentou e agora o Ministério da Saúde projeta para o ano que vem a compra de 1.850 unidades. A modernização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai beneficiar pacientes dos grandes centros e municípios.

Pouco
Com o fósforo e a vela na mão, o deputado Eduardo da Fonte comanda uma CPI que investiga o valor formado para as tarifas de energia elétrica no país. Sabe-se que é o segundo preço mais alto do mundo. A Aneel é quem autoriza os reajustes e reposicionamentos tarifários. Dificilmente alguma coisa será mudada em benefício do consumidor.

Participação
Se não houver alteração, o projeto que cria mudanças para a gestão de cooperativas vai a sanção presidencial. Trata-se de nova regra com mais transparência aos diretores e cooperados. Os casos de gestores que fugiram com o dinheiro de cooperados são muitos. Com mais participação na tomada de decisões, agindo ou acompanhando, o cooperado terá voz ativa.

Eólicos
São imponentes, caros, úteis e dão empregos. Os geradores de energia eólica estão se espalhando pelo Nordeste. A empresa beneficiária Bons Ventos Energia vai investir
R$ 754,4 milhões. Serão construídos quatro parques de geradores
no Ceará.

Novidade
A nova profissão de consultor doméstico de informática tem dado o que falar. O presidente da Fibra, Antonio Rocha, vai proferir palestra sobre o assunto, abrindo a Semana Global do Empreendedorismo, que será realizada em mais de 90 países. O evento segue até 22/11 no Senai, no Setor Gráfico.

Ricos e pobres
Em meados de outubro, Washington Novaes cantava a pedra. Não adianta o Brasil estar disposto a discutir a redução da emissão de poluentes se o resto do mundo tem se recusado a fazê-lo. Os ricos, porque não podem abrir mão do progresso; os emergentes, porque acham que é obrigação dos ricos.

Velocidade
Tudo muda na Ponte JK quando há o brilho do alerta da viatura policial. Quando só os radares controlam a velocidade, carros e motos voam de pardal em pardal. Quem quer andar na velocidade certa corre sério risco de ser atingido.

Bebida
Se bares não vendem bebidas alcoólicas para menores, as lojas de conveniências são a alternativa. É só verificar nos estacionamentos por perto, nos fins de semana. A garotada compra livremente o energético e o álcool para seguir no trânsito.

Defensor
Patrick Moore, ex-diretor que participou da fundação do Greenpeace, vem ao Brasil. Falará no XII Congresso Brasileiro de Energia, no Rio. Em recente declaração, afirmou que o Greenpeace deve evoluir para defender mais os homens que outros animais. Disse também que 80% da floresta amazônica continua de pé, e isso é muito bom.

História de Brasília

O local em que caiu aquele táxi, próximo ao Hospital Distrital, ainda não foi consertado. O acostamento sofreu erosão, e o perigo continua para quem quiser enfrentar. (Publicado em 17/2/1961)

Nenhum comentário: