quarta-feira, novembro 04, 2009

ARI CUNHA

Vivem as ideias e ideais

CORREIO BRAZILIENSE - 04/11/09


Morreu nesta semana, aos 100 anos, o antropólogo belga Claude Lévi-Strauss. Deixa como herança a humilde lição de que a mente selvagem é igual à civilizada. Sempre falou com atenção ao Brasil, onde esteve na década de 1930. Em entrevista, lembra um pouco embaraçado do tempo em que gostava de caçar. Para os jovens brasileiros, deixou a mensagem de que é preciso encontrar novos objetivos. O estudo histórico dos povos e suas culturas nunca vai se esgotar. Seu único desejo era “um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele — isso é algo que sempre deveríamos ter presente”. O mundo continua a girar sem Lévi-Strauss. Suas ideias ficam.


A frase que não foi pronunciada

“Alianças políticas são como a lua. Ou crescem ou minguam.”
» Presidente Lula, em devaneio, pensando no que já passou e no que terá que passar.




Eleições

» Mudanças em andamento incrementam o uso do dinheiro público. Gim Argello defende autonomia a cidades satélites, com prefeito e vereadores eleitos. Há também a possibilidade de incorporar administrativamente municípios do Entorno ao DF.

Novas

» Roberto Carvalho, vice-prefeito de Belo Horizonte, comemora. O Dnit tem o recurso necessário para a reforma do anel rodoviário da capital. O presidente Lula já garantiu os R$ 30 milhões necessários.

CPI

» Tarso Genro disse que a função das CPIs é propor soluções para o governo e não servir de palco de luta política. Ele tratava da CPI do MST. Vale lembrar as recomendações elaboradas pela CPI do Mensalão. Sem contar com as manobras asseguradas pelo
Judiciário, muito já foi feito.

Vendas

» Com a chegada do 13º salário e a proximidade do Natal, lojas incrementam as vendas pela internet. Os portais estão com acesso mais fácil para a escolha dos produtos. A logística também é alterada para não haver falha na entrega. A expectativa de crescimento nas vendas eletrônicas beira os 100%.

Muito boa

» Uma corrente pelo Twitter avisa onde há blitz pela cidade. Quem bebeu tem uma ferramenta para escapar. O que não contavam é que, na comunidade, há infiltrados. Dessa vez, a polícia agiu antes de reagir.

Audição

» Longe de diagnosticar com precisão o estado do paciente durante o coma, médicos se surpreendem com as técnicas criadas pelas famílias apenas por instinto e amor. A última foi quando um britânico conseguiu acordar a filha de um coma fazendo perguntas sobre operações matemáticas. Parece que a audição é o último sentido a morrer. Ou a chave para trazer de volta a vida.

Sua vez

» Uma feira internacional mostra o trabalho de catadores da América Latina, Europa e Ásia. Trata-se da Reviravolta Expocatadores. A abertura do evento contou com a participação do presidente Lula e do ministro das Cidades, Marcio Fortes. É uma chamada ao mundo da importância de cada um fazer sua parte. Começando pelo lixo seletivo.

Cultura

» Milhares de índios de 33 etnias participam da 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Paragominas é a sede do evento. Presentes o ministro Orlando Silva, do Esporte, o prefeito Adnan Damachki e Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena.

Alegria

» Brasil e Chile preparam roteiros com parceria entre segmentos do turismo dos dois países. O público alvo são idosos que adoram viajar. A coordenadora geral de eventos do Ministério do Turismo, Jurema Camargo Monteiro, e o coordenador do Viaja Mais Melhor Idade, Enzo Arns, da Braztoa, acompanharão os percursos.


História de Brasília

Mal interpretada uma nota publicada nesta coluna sobre a Candangolândia. Nós não somos contra os habitantes da vila operária. Transportar casas de madeira para o setor econômico é, sobretudo, inviável. (Publicado em 16/2/1961)

Nenhum comentário: