quarta-feira, outubro 14, 2009

TODA MÍDIA

Grandes negócios

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/10/09


"De repente, está todo o mundo falando do Brasil", escreve a "Forbes", em reportagem que lista Jogos, Copa, Brics entre os motivos para aplicar no país. No título, "Buy into Brazil", compre no Brasil.
Daí a manchete da Folha Online, início da noite, "Bolsa tem o maior nível em 15 meses; dólar atinge o menor valor em 13 meses".
Daí também, do Valor Online ao "Financial Times", "Tullett Prebon compra Convenção Corretora". A "centenária corretora inglesa" comprou a brasileira, de um ex-presidente da Bolsa.
É só "a mais recente britânica a mostrar interesse em entrar no mercado de capitais do Brasil", agora que "o significado do país para os investidores virou ímã para os corretores especializados em negócios entre grandes aplicadores, não indivíduos". Antes já entraram a BGC Partners e a Icap.

A MAIOR DIFERENÇA
"Mencione o Brasil e vem a adulação", abre o "Christian Science Monitor". "Sua luta contra a pobreza, sua crescente classe média, sua ascensão como potência são estudadas como modelos." Mas, reage o texto de dois correspondentes:
"Em uma área o país está muito atrás: desigualdade de renda. Num novo estudo, o Brasil está no fim da lista de 18 países da região, no pagamento a mulheres e minorias pelo mesmo trabalho de um homem branco".

NO CANDEAL
No longo relato "Músico muda o tom de uma vila empobrecida", o "NYT" saudou ontem ações de Carlinhos Brown em seu bairro, em Salvador

"COLUNA LULA"
Na manchete do portal Terra, fim da tarde, "Moradora do São Francisco promete voto em Dilma, mulher de Lula". Em meio à comitiva de jornalistas que segue a visita às obras de transposição, no que o site chama de "Coluna Lula", entre aspas, o enviado Bob Fernandes ouve de uma mulher que saiu de casa para ceder lugar ao canal: "O povo aí já está dizendo que vai votar na esposa dele.

MAIS E MAIS
Destaque ontem no Congresso em Foco, com foto de Lula ao lado de Dilma na Ferrovia Norte-Sul, num trem, "Senado aprova injeção de R$ 50 bi no PAC"

MAIS DA VALE
No site "Brasil Econômico", "Brasil elevará imposto sobre mineração para igualar a outros países". É o que diz o ministro de Energia, citando os royalties de 2% no Brasil e 8,5% na Austrália.
Já a Reuters, em longa "Análise", deu que "Governos latino-americanos querem uma parte maior no boom da mineração". Sublinha leis em preparo no México e no Brasil e a ameaça das empresas de ir para "outras regiões".

BANDA ESTATAL
Na manchete do "Valor", "Plano de inclusão digital vai atingir 4.245 municípios", 162 milhões de pessoas. Sai em um mês, com a definição da estatal que deve administrar a nova rede nacional.
O "FT" deu ontem pesquisa Cisco mostrando o Brasil no grupo menos desenvolvido em banda larga, junto com a China. EUA, Austrália e Reino Unido também não estão bem e até "estudam investimento governamental".

VERDE-E-AMARELO
Ontem na TV Globo, "a comemoração dos operários", com direito a uma bandeira do Brasil, porque "o megatatuzão concluiu o túnel da linha 4 do Metrô" em São Paulo

"BOOM"
No "Guardian", "Jornais brasileiros celebram aumento na circulação". Diz que a escolha do Rio para os Jogos "não é a única razão por que os jornalistas brasileiros estão festejando" e saúda o "boom da imprensa na maior economia da América do Sul".

Nenhum comentário: