quarta-feira, outubro 14, 2009

BRASÍLIA - DF

Casa nova

CORREIO BRAZILIENSE - 14/10/09



O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), marcou a mudança do primeiro grupo de funcionários para a futura sede do governo do estado, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, para 15 de janeiro. O último pilar de sustentação da futura sede do governo — o maior prédio suspenso do mundo — já foi retirado. Inicialmente, serão transferidos para a Cidade Administrativa, projetada por Oscar Niemeyer, a Governadoria, a Vice-Governadoria e as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Governo. Cerca de 16 mil servidores serão transferidos ao longo do primeiro semestre.

No ar

No Brasil, três obras ficaram famosas por desafiarem a engenharia, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo, e a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). O prédio da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, com quatro andares, envidraçado, está suspenso pelo teto por apenas duas colunas. Tem vão central de 80 metros e duas balanças de 35 metros. Ou seja, tem o comprimento de 150 metros

A foto de Pirapora

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), desembarcou ontem à noite em Brasília. Motivo: pegar uma carona hoje de manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Pirapora (BA), onde começa a Caravana do São Francisco de Dilma Rousseff (PT), a ministra candidata que precisa subir rápido nas pesquisas. Lula guarda na memória a primeira grande incursão pela região, em 1994, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso mas começou a conquistar o coração dos nordestinos. Uma foto sua coalhada de crianças, às margens do São Francisco, é uma de suas favoritas.

Wagner poderia esperar a comitiva na Bahia, como bom anfitrião, mas aí a foto do desembarque seria capitalizada pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), seu desafeto, que desafia o petista com o propósito de tomar o seu lugar no Palácio de Ondina. Foi o próprio presidente Lula quem solicitou a presença do governador baiano no voo presidencial. Há quem aposte que usará seu poder de sedução para fazer nova tentativa de reaproximar Geddel e Wagner, garantia de um único palanque governista para Dilma. Não será tarefa fácil, a não ser que Geddel jogue logo a toalha, mas esse não é do feitio do tinhoso peemedeebista. A aliança PT-PMDB na Bahia hoje não existe.

Participativo/ O relator-geral do Orçamento, deputado federal Geraldo Magela (PT-DF), discute, hoje, às 9h, a previsão de gastos e investimentos do governo federal para 2010. Participarão do debate os representantes do Fórum Brasil do Orçamento (FBO), que reúne entidades de todo o país que acompanham a execução do orçamento público. Além de apresentar propostas, se discutirá a destinação de recursos para o incentivo à participação das entidades civis no controle dos gastos públicos.

Traslado/ A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, em caráter terminativo, proposta que obriga o governo a arcar com os custos de repatriação de brasileiros falecidos no exterior quando sua família for de baixa renda. Preocupado com o impacto no orçamento da estrutura consular, o Itamaraty não gostou da iniciativa. O Ministério do Planejamento também está ressabiado com a nova despesa.

Cautela/ Apesar da vontade de ser vice na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (SP), não deve abandonar a agenda no interior paulista. Para todos os efeitos, até as convenções partidárias de 2010, o peemedebista não quer descartar a possibilidade de disputar a reeleição a deputado federal.

Armas/ A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma PEC que proíbe, pelo prazo de 10 anos, o arrocho de verbas destinadas ao reaparelhamento das Forças Armadas. Pela proposta, os recursos também não poderão ser usados para engordar o superávit, durante o período.

Arrocho

A CPI das Tarifas de Energia Elétrica, presidida pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), vai realizar, nesta quarta-feira, audiência pública com o diretor-presidente das empresas do Grupo AES-Eletropaulo, Britaldo Soares. Quer esclarecimentos sobre as tarifas cobradas dos consumidores paulistas.

Sem essa

Apesar do empenho do ministro da Saúde, José Gomes Temporão (foto), do PMDB, o novo imposto do cheque agoniza. Se depender da conversa entre líderes partidários na casa do presidente da Câmara, Michel Temer (SP), ontem, a derrubada da Contribuição Social da Saúde (CSS) será a moeda de troca para se votar, enfim, a regulamentação da Emenda 29 na Câmara. Os deputados não querem ouvir falar da criação de novos tributos às vésperas de ano de eleição.

Benção

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (foto), do PT, continua internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ainda se recupera da cirurgia a que se submeteu há 10 dias para a retirada de um nódulo no pâncreas, sem previsão de alta. De acordo com os médicos, o governador reage bem aos tratamentos e em breve deve ser liberado. Fará fisioterapia em casa. No feriadão, recebeu a visita do arcebispo de Aracaju, dom José Palmeira Lessa, que foi a São Paulo exclusivamente para orar pela saúde do petista.

Nenhum comentário: