quarta-feira, outubro 14, 2009

ARI CUNHA

Marcha a ré na poupança


Correio Braziliense - 14/10/2009


Presidente Lula da Silva foi informado de que deveria cobrar imposto sobre a caderneta de poupança. Era desejo que os poupadores migrassem para outras fontes. A notícia foi recebida como bomba entre os que usam a caderneta de poupança. Veio a interpretação. O cidadão acha que, quando o governo quer dinheiro, sabe que deve se abastecer nas cadernetas de poupança. Houve marcha a ré nessa caminhada. Lula abriu mão do assessoramento. Sabe do que o povo gosta. Está liberada a poupança. Evitado o mal pior. Caiu a taxa pretendida. Lula sabe como dar o recado. Enalteceu quem faz poupança e condenou quem lhe deu informação de que o povo tem dinheiro.

A frase que não foi pronunciada


“A água sempre descobre um meio.”
» Presidente Lula, pensando ao visitar as obras do São Francisco.


Senado
» Correm os dias e tudo que aparece de culpa é dos senadores. Mais de 80 pessoas que formam o quadro do plenário são imunes a tudo. É que se um senador falar de outro, a Terra vai rodar ao contrário. O silêncio é criminoso, mas uma salvação.

Patrocínio
» Senador Pedro Simon dispara da tribuna que o governo está pondo a mão no que é dos outros. Era o dinheiro da poupança. Tudo volta ao normal, para que o povo não perca a alegria.

Reeleição
» Comentário de Carlos Chagas na Jovem Pan fala que mais de 60% do Congresso estão fazendo planos para a volta. Para o eleitor, como para o comentarista, é grande o número dos que correm atrás das vantagens legislativas. Filósofo de Mondubim não perde tempo e dispara: “É tempo de murici. Cada qual pensando em si”.

Muita gente
» Desfazendo o nó da curiosidade humana, a ONU fez estudo sobre estrangeiros de forma irregular que vivem nos países em desenvolvimento. No “exercício dessa liberdade”, a ONU afirma que o Brasil melhorou o Índice de Desenvolvimento Humano. Mas manteve a mesma posição: 75ª. Dentre as 10, é das mais desiguais.

Longe e perto
» Distância vai perdendo o significado à medida que a tecnologia avança. A perfeição da transmissão de imagem e som é o objetivo da Skype. A empresa anuncia a compra da Tandberg por quase US$ 3 bilhões. Teleconferências serão o meio comum de uso educacional, empresarial, e sempre que o objetivo for o contato com alguém que estiver longe. Por enquanto, só entre seres vivos.

Cartórios
» Depois da pressão, está arquivada a PEC dos Cartórios. E a OAB avisa que, se sair da gaveta, ela volta ao contra-ataque. Cezar Brito, presidente da Ordem, disse em entrevista que cartório não é capitania hereditária. Os 5 mil servidores que esperam ser públicos precisam convencer 308 deputados, dos 513.

Segurança
» Desde 2001, foram publicadas pelo Ministério Público do DF análise e proposição de medidas para a ação do Grupo de Apoio à Segurança Escolar. O estudo trazia a situação precária das escolas sem possibilidade de impedir a passagem de estranhos. Quase 50% das escolas estavam sem agentes de portaria ou vigias. Iluminação precária também foi dado registrado. É hora de fazer valer o Batalhão Escolar, que foi criado para dar segurança.

Carroceiros
» Um caminhão da Secretaria de Agricultura e Pecuária do DF recolhia na N2 os cavalos com sinais de maus-tratos que puxavam carroça. Os catadores de papéis que circulam na administração pública de Brasília participam de vários projetos sociais da Seapa e da UnB. Alguns não aproveitam a oportunidade.

Agenda
» A Galeria Lourenço de Bem será inaugurada em grande estilo. Além da exposição de Lourenço e amigos, desfile da coleção de Leonardo d’Andrade e mostra de videoarte com produção de Joana Limongi estão programados. Dez da noite será o show de Isabela Paz. Na MI 8, entre o Varjão e o Paranoá.

História de Brasília


O caso da presidência da Novacap parece que será resolvido mesmo para os lados do Ceará. O major Virgílio Távora não quis o cargo, e, ao que se diz, a nomeação cairá no nome do deputado Perilo Teixeira, representante daquele estado nordestino. (Publicado em 11/2/1961)

Nenhum comentário: