sábado, outubro 10, 2009

PANORAMA POLÍTICO

RENOVAÇÃO

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 10/10/09

O DEM quer se livrar do estigma de partido de direita. Sua cúpula articula um movimento à esquerda, inspirado no recente Congresso do Partido Conservador inglês. A ordem é renovação. Seus dirigentes avaliam que o partido não terá futuro se nas próximas eleições representar o passado. Às suas posições de defesa da livre iniciativa e contra governos perdulários, vão agregar o compromisso de manter os programas sociais existentes.

Dilma e seus dois maridos

Durante sua estada na Bahia, ontem, a ministra Dilma Rousseff andou com o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) a tiracolo. Geddel viajou para a Bahia, na noite de quinta-feira, no avião da ministra.

Sua equipe de filmagem os aguardava na Base Aérea de Salvador, onde Wagner não apareceu. De lá, Dilma foi para o Palácio de Ondina para seguir com Wagner até a festa do presidente da ANP, Haroldo Lima, onde Geddel também estava.

No avião, Geddel disse que sua candidatura ao governo é irreversível. No carro, Wagner afirmou que não trabalha mais com uma recomposição.

Uma saia justa.

É um tiro no coração da classe média. O adiamento da despesa não compensa o desgaste” — Francisco Dornelles, senador (PP-RJ), sobre o governo adiar o pagamento das restituições do Imposto de Renda

ATO FALHO. O governo do Distrito Federal, do DEM, está fazendo propaganda de obra executada em conjunto com o governo Lula, mas usando o slogan “Avança Brasil”, do governo FH. A placa está à beira da BR-020, na cidade satélite de Sobradinho.

Governadores e prefeitos costumam não dar crédito ao governo federal em obra com verbas federais, mas esta é a primeira vez que a paternidade é atribuída a um governo anterior.

Cobrança

Na véspera da divulgação da Síntese dos Indicadores Sociais de 2008, mostrando que só 36,8% dos jovens têm o ensino médio completo, o presidente Lula mostrou preocupação, na reunião ministerial, com as políticas para essa faixa.

Dá um dinheiro aí

O Greenpeace está arrecadando dinheiro para uma enorme faixa, que será estendida na Esplanada dos Ministérios, cobrando do presidente Lula ações ambiciosas na Convenção da ONU para o Clima. A cota individual é de R$ 15.

Agenda de candidato

O governador José Serra (SP) chega hoje a Pernambuco. Vai à Feira do Vinho e da Uva, no Vale do São Francisco. “Vamos levá-lo a umas obras de irrigação inacabadas do governo Lula”, contou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Na agenda também tem um almoço no “bodódromo”. Précandidato à Presidência da República, Serra esteve no estado há dois meses, quando visitou o museu de Luiz Gonzaga.

Uma dinheirama

O diretor-geral da empresa binacional Cyclone, Roberto Amaral, sugeriu aos deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional que convidem um representante do Ibama para falar do custo de um licenciamento ambiental.

Segundo ele, o custo do estudo para a construção do sítio de lançamento de foguetes em Alcântara (MA) será de US$ 20 milhões. “Não tem sentido um investimento desse para um licenciamento estatal”, disse o presidente da Cyclone.

O PRÓXIMO partido médio a se reunir com a ministra Dilma Rousseff, depois do PR, será o PP.

CANDIDATO ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) quer manter em casa sua cadeira na Câmara. O presidente da Funasa, Danilo Forte, será o candidato.

DEU UM JEITO? Na edição da internet da revista de política externa americana “Foreign Policy”, o colunista David Rothkopf publicou o artigo “The World’s Greatest Foreign Minister”, sobre Celso Amorim.

Nenhum comentário: