sábado, outubro 10, 2009

ARI CUNHA

Destruindo coisas úteis

CORREIO BRAZILIENSE - 10/10/09


Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram terras produtivas da Cutrale, em Borebi, São Paulo. Tomaram conta das terras, saquearam e destruíram. Tratores da empresa, dirigidos pelos revoltosos, derrubavam o laranjal sem dó nem piedade. Depois eram inutilizados, quebrados e abandonados nas estradas da propriedade. Invasores instalaram-se, destruíram, saquearam e roubaram. A violência só terminou quando a Justiça determinou a entrega da fazenda a quem produziu e fez bem ao Brasil, exportando suco de laranja. A responsabilidade não pode ser debitada ao MST, já que não possui personalidade jurídica, mas aos baderneiros. Recebem dinheiro do governo e ficam impunes.


A frase que não foi pronunciada

“Oportunidade perdida é aquilo que você pratica quando não vota com consciência.”
» Conselho de dona Dita, quando explica que a reforma eleitoral começa no cidadão.




Carvoeirinho
Por volta das 16h de hoje, a Livraria Cultura será movimentada pelo lançamento do livro Carvoeirinho. Trata-se de trabalho de Róger Mello, ilustrador e escritor premiado oito vezes com o Jabuti e autor consagrado com o livro Meninos do mangue, que todas as crianças deveriam ler. Vale comparecer e levar crianças.

Decepção
Cláudio Lottenberg manifesta na Folha decepção porque o presidente Lula apertou a mão de Mahmoud Ahmadinejad, que afirma jamais haver acontecido o holocausto, a maior tragédia imposta aos judeus. Para melhor lembrar, um embaixador brasileiro concedeu vistos irregulares para que muitos judeus chegassem à América do Sul. Com o gesto, salvou a vida de muita gente, que conseguiu vir morar em um lugar de paz.

Racismo
Embora sejamos um país mameluco, praticamos o pior racismo do mundo. É que julgamos o povo pela cor da pele. Privilegiamos negros em detrimento dos demais cidadãos. Isso quando o país oferece vantagens nos estudos com criação de bolsas especiais. Afinal, todos os cidadãos são iguais perante a lei.

Incentivo
Presidente do Banco do Brasil e do Conselho de Administração, Aldemir Bendine começou no banco quando era jovem e aprendiz. Tempos depois voltou, e hoje é o presidente. Incentiva a melhoria dos esportes. Além disso, abriu crédito para as empresas do país, popularizando o trabalho no exterior e dentro das nossas fronteiras. Para as Olimpíadas, é responsável pelas novas lideranças infantis.

Água do céu
Chuvas alteram clima em Brasília. Melhoram a umidade da terra. É hora de quem planta deixar o regador para usar a enxada. As plantas necessitam da limpeza no mato para produzirem alimentos de consumo e exportação. É assim que a cada ano as produções aumentam a renda do país e a alegria de quem vive da terra. O governo Lula tem ajudado pequenos produtores, como a defesa de comunidades que cuidam do próprio sustento.

Inspeção
Automóveis, caminhões, ônibus que compõem a frota paulistana serão obrigados à inspeção para se calcular o estado de funcionamento. Apenas os veículos produzidos a partir de 2009 estarão isentos dessa obrigação. As novas regras custarão R$ 3,5 milhões para inspeção dos carros produzidos até 2002, o grupo que mais polui, segundo os técnicos.

Obras públicas
BNDES libera R$ 6 bilhões para sustentar os investimentos no ano que vem. O prazo para contratar empréstimos termina a 30 de junho do próximo ano, por imposição da Lei Eleitoral.

Prêmio Nobel
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo esforço desempenhado em favor da tranquilidade dos povos. A distinção ressalta o reconhecimento pelo trabalho em benefício das nações e a repulsa ao uso de algemas sob a alegação de operar pela paz. O Nobel de Literatura premiou Herta Müller, de origem romena. É reconhecida com distinção em âmbito universal.

Investimento
Ao atingir 50 milhões de veículos, o Brasil não está preparado para o conforto do cidadão. Falta transporte popular. A União Europeia tinha 50 mil, e hoje tem apenas 30 mil veículos em circulação com apenas uma pessoa dirigindo cada unidade. Transporte público confiável faz a população se mover em trens, metrôs ou veículos leves de superfície.

Trem-bala
Ilusão criar estradas para trem-bala entre Rio e São Paulo. O trajeto é pequeno. Para iniciar, o número de pontes e túneis vai tornar impossível a construção da via férrea. Ideal seria usar terras planas para baixar o preço. É necessário o uso de computadores para controlar ventos, chuvas e curvas nas longas distâncias.



História de Brasília

O pessoal da Imprensa Nacional está muito satisfeito, ao ver um seu colega no Senado. É que o senador Venâncio Igrejas, suplente do sr. Afonso Arinos, é revisor do Diário Oficial, e ontem esteve em confraternização com os seus colegas do Setor de Indústrias Gráficas. (Publicado em 11/2/1961)

Nenhum comentário: