quinta-feira, outubro 15, 2009

KENNETH MAXWELL

Dirty Dave

FOLHA DE SÃO PAULO - 15/10/09


FOI UMA SEMANA daquelas nos EUA. O Prêmio Nobel da Paz para Barack Obama. Um escândalo de sexo e chantagem envolvendo David Letterman, o popular apresentador de um programa noturno de entrevistas. E o desentendimento entre a Casa Branca e a rede de televisão Fox News.
Seria desnecessário dizer que existem temas de maior importância.
O debate sobre a reforma da saúde no Congresso, por exemplo. Ou a difícil guerra no Afeganistão, os desafios à estabilidade no Paquistão, a inquietação continuada no Iraque. São apenas alguns exemplos. Mas os sites de redes sociais, os usuários do Twitter e os blogs preferiram dedicar suas atenções a outros temas.
Thorbjorn Jagland, o presidente do comitê de seleção, deixou a audiência presente na Noruega literalmente de queixo caído quando anunciou o Nobel da Paz de 2009 para o presidente dos EUA, "mais por aspiração que por realizações", como apontou um comentarista.
Barack Obama está no cargo só há 37 semanas. Sua indicação para o prêmio deve ter sido apresentada apenas 15 dias depois de sua posse.
Não foi apenas Rush Limbaugh, o comentarista político de direita, que ficou momentaneamente sem fala diante do anúncio, ou a página de editoriais do "Wall Street Journal". Lech Walesa, ex-presidente da Polônia, que recebeu o Nobel da Paz de 1983, declarou que era "cedo demais". Muita gente considera que Obama teria sido mais sensato caso recusasse educadamente o prêmio.
O escândalo de Letterman pelo menos ofereceu "um escape muito necessário ao sufocante monturo em que a política nacional se transformou no momento", como afirmou S. E. Cupp no "New York Daily News".
Letterman revelou em seu programa que fora vítima de uma tentativa de chantagem. Joe Halderman, produtor da divisão de notícias da rede de TV CBS, foi detido por tentar extorquir US$ 2 milhões de Letterman em troca de suprimir as notícias sobre os múltiplos casos amorosos de Letterman com funcionárias muito mais jovens de sua equipe. Surgiu a informação de que uma participante importante da confusão foi Stephanie Birkitt, funcionária da equipe de Letterman que teve caso com o apresentador e com Halderman. O jornal "New York Post" definiu o episódio como "o harém de Dirty Dave".
Enquanto isso, os ataques da Casa Branca contra o Fox News Channel, rede de notícias a cabo de grande audiência controlada pela News Corporation, de Rupert Murdoch, continuam. Já que os dois lados parecem estar ganhando alguma coisa com a disputa (Obama acredita que a Fox seja muito "ideológica", e a Fox vem ampliando a sua audiência), é improvável que o conflito se encerre em breve.

Nenhum comentário: