terça-feira, setembro 01, 2009

INFORME JB

Jobim e Toffoli salvam os estados

Leandro Mazzini
JORNAL DO BRASIL - 01/09/09


O PRESIDENTE LULAestava convencido até sexta-feira de que poderia mudar a distribuição dos royalties do pré-sal e extinguir o pagamento da participação especial quando entraram em cena dois personagens. Deve-se a José Antonio Toffoli (E), advogado-geral da União, e Nelson Jobim, ministro da Defesa, a estratégia de convencer o chefe da nação de que estava errado. Tudo aconteceu no sábado e domingo. Toffoli foi a Lula e lembrou a ele o parágrafo primeiro do artigo 20 da Constituição, que já vale para os 29% licitados da camada. “Isso aqui é realidade?”, indagou Lula.

Não convencido ainda, chamou Jobim: “Você, que é ex-ministro do Supremo, acha que a mudança é inconstitucional?”. Jobim, cauteloso, desautorizou o homem: “Presidente, não podemos avançar na proposta”.

Os dois advogados mostraram a Lula que ele teria um desgaste político e que tudo cairia nas mãos do STF – problema maior ainda. Lula desistiu e chamou os governadores. Depois do “óleo e sal” no cardápio amargo, a sobremesa ficou para o Congresso decidir.



À mesa
Nelson Jobim fez companhia aos governadores Cabral, Hartung e Serra no jantar do Alvorada, que foi até à 1h da manhã de ontem. E animado.

Sal na mesa
Paulo Hartung, Sérgio Cabral e José Serra serão convidados para audiência pública na CAE do Senado, para debater o pré-sal.

Toga...

Vai se aposentar o ex-procuradorgeral da República Antonio Fernando de Souza – que ocupou o cargo por dois mandatos.

... no cabide
Antonio Fernando deixa suas funções no Ministério Público, aos 60 anos, na sexta-feira. Mas vai continuar trabalhando, agora como advogado.

Turma da carteira
Aleksander Santos, que trocou o PR pelo PMDB no Rio, quer construir um “PMDB empresarial” para ajudar na campanha de Sérgio Cabral.

Revoada
A presidente do PTB na cidade do Rio, vereadora Cristiane Brasil – filha de Roberto Jefferson – levou uma bronca do prefeito Eduardo Paes. O partido sofre esvaziamento para o PTdoB.

Revoada 2
Só no fim de semana foram uns 30 políticos para o braço dissidente do PTB. Cristiane tentou conter a debandada na sexta, sem sucesso. Paes já não conta muito com o partido.

Tecendo
A Abrapa passa a contar com 10 associações no país com a criação da Associação dos Produtores de Algodão da Paraíba. A meta do Brasil é passar de quarto a segundo maior exportador.

Lucro & ambiente
Gil Maranhão, diretor de desenvolvimento do GDF Suez, faz dia 8 raios x dos R$ 12 bilhões investidos no Brasil e dos projetos ambientais. No Fórum de Sustentabilidade da Câmara de Comércio França-Brasil, em Brasília.

Os campeões
Dois ex-prefeitos de Sobradinho, na Bahia, terão que ressarcir à União nada menos que R$ 64 milhões, repassados em 1995 pelo Ministério do Meio Ambiente.

Era o valor de um adutora, que, claro, não saiu do papel. É a maior multa da CGU em parceria com o TCE.

Pra macho
Márcia Bassit, secretária executiva da pasta, e o chefe da comunicação Marcier Trombiere comemoram o sucesso do estande do Ministério da Saúde na Festa do Peão em Barretos, com temática sobre programa de saúde para o homem.

Alô, Infraero
Quem viu as filas do check-in do Aeroporto de Brasília, das 7h às 9h de ontem, percebeu que a capital corre risco de um gol contra na Copa de 2014 se nada mudar.

Nenhum comentário: