sexta-feira, agosto 28, 2009

ARI CUNHA

Baleia, a vaca

CORREIO BRAZILIENSE - 28/08/09

Baleia era uma vaca doméstica. Entrava na cozinha como se fosse um cãozinho. Todos de casa conversavam com ela. Era como se ouvissem a resposta. A criançada adorava. Nenhum adulto se incomodava com a presença de Baleia entre as mesas e panelas. E assim iam se passando os dias. Até que, depois do almoço, o patriarca perguntou se todos tinham almoçado bem. E declarou que a carne daquele dia era da Baleia, a vaca querida. O dinheiro estava curto e o homem precisava vender o animal. A choradeira foi geral. O espanto não gerou outra reação. Olhando de perto, essa história faz pensar no PT. Mais exatamente nos senadores Suplicy e Mercadante. Nunca foram designados para cargos importantes. Nem tiveram do presidente Lula o reconhecimento pelo trabalho feito. É como se eles tivessem engolido o PT. O que ficou no corpo passou para o sangue. (Circe Cunha)

A frase que não foi pronunciada

“Para quem está morrendo afogado, jacaré é toco.”
Antonio Palocci, esfregando as mãos, esperando o resultado da votação no Supremo.

Diferente

“Diploma não mede a inteligência de ninguém.” “Ter coração é mais importante do que ser letrado.” O presidente Lula entendeu que a educação formal incrementa a inteligência e o bom coração é fundamental na gestão e aplicação de políticas públicas. Depois de pronunciar essa sabedoria, homem do povo não vai mais ouvir o presidente relacionando educação formal com burguesia.

Aos poucos

Crescem, sem que alguém impeça, os condomínios Privê I e II. A impressão que se tem é que sopraram a possibilidade de legalizar mais uma invasão.

Sempre

Aconteceu em 2003. Em reunião para a prorrogação da guerra fiscal, governo e parlamentares discutiram durante horas. Antes de abrir a porta para os repórteres, Mercadante sugeriu que todos rissem para mostrar o sucesso da reunião, mas advertiu: “Menos você Rachid, senão o contribuinte vai pensar que se deu mal”.

Turismo

Ricardo Moesh, coordenador do Ministério do Turismo, informou em audiência pública no Senado que o Nordeste vai investir na capacitação da população local. Formalizar a mão de obra será um passo importante para garantir benefícios também aos moradores.

Saneamento

Fortaleza (CE) saiu do 5º lugar para o 26º no setor saneamento. Pesquisa do Ibope Inteligência com o Trata Brasil. A posição considera os municípios do Brasil com mais de 300 mil habitantes. Caucaia degringolou. Se em 2003 estava na 26ª colocação, em 2007 passou para a 64ª. Investimento em saneamento é a causa indicada para a ocorrência desses fatos.

De olho

Arthur Virgílio disse que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) considerou como estados produtivos aqueles que mais esbanjaram e errou quando comparou a produtividade do setor público com a do privado. Pode ser para esconder os gastos correntes crescentes do atual governo — que começam a ficar insuportáveis, em detrimento do investimento, apontou o senador.

BBB

Tanto a Presidência da República do Brasil quanto os executivos do Canal 4, da Inglaterra, estão cansados de sucessivas edições de reality show. Rodrigo, o brasileiro que participa da última edição no Reino Unido, e Dilma Rousseff fecham o entretenimento.

Faz sentido

Escolas chegam a aldeias indígenas. A Universidade do Estado do Amazonas estende o conhecimento pela comunidade, com respeito à diversidade cultural. Animado, o senador João Pedro terminou o discurso dizendo que o brasileiro só vai dominar a Amazônia se conhecê-la. Bernard Shaw disse que quem não sabe ensina.

Ted Kennedy

Família criada para alçar o voo mais alto nos Estados Unidos termina com a morte de Ted Kennedy. Passou por todos os tropeços. Desde a morte do filho mais velho na guerra à sucessão de assassinatos e escândalos. Desaparece Ted, vítima de câncer. Sua vida foi dedicada ao Congresso, onde viveu grandes momentos da democracia. Presidente Barack Obama interrompe férias para saudar o amigo que o pôs no caminho da Casa Branca.

Sobra

Foi oficializada a entrega de R$ 80 milhões para a educação infantil. O presidente da Câmara, Michel Temer, entregou ao ministro Haddad a doação. Esse é o valor economizado pela atual Mesa Diretora. Depois que aprovar um projeto de lei, a transferência da verba será efetivada.

Receita Federal

Quando se mexe no cofre, o coração do país balança. Punições na Receita Federal superam expectativas. O desalinhamento das chefias em quase todos os estados afeta a curiosidade do contribuinte. A confiança não foi perdida, mas o pêndulo está passando de um lado para outro. Ministro Mantega atenua. No íntimo, entretanto, reconhece a situação e se sente culpado, em parte, pelos acontecimentos.

História de Brasília

Enquanto não há transporte abundante na cidade, a Câmara Júnior lançará uma campanha de carona. Os proprietários de carros que aderirem à campanha trarão, no para-brisa, uma plaqueta indicativa. (Publicado em 7/2/1961)

Nenhum comentário: