sexta-feira, agosto 28, 2009

ANCELMO GÓIS

PLANTAÇÃO DE PEPINOS

O GLOBO - 28/08/09

Reinhold Stephanes balança no cargo de ministro da Agricultura. Sua posição é desconfortável no meio ruralista depois que Lula prometeu ao MST reajustar os índices de produtividade agrícola – o que, na prática, amplia a área sujeita a reforma agrária.
Seu PMDB também não está satisfeito. Mas, aí, nem sempre por razões republicanas.
QUESTÃO DE CLASSE
Quarta à noite, numa palestra na Fiesp, Eike Batista foi interrompido por risos da plateia quando, num momento, falou em... “nós, da classe média”.
O empresário ainda tentou consertar: “Ou melhor, classe média alta”. Mas, ainda assim, a plateia caiu na risada.
O PAPEL DO LÍDER
No Palácio do Planalto, as paredes têm ouvidos.
Lula confidenciou a interlocutores que, na conversa com Mercadante, foi direto ao ponto: “Nunca vi um líder renunciar. Quem é líder lidera”.
NAS ASAS DA PANAIR
Acredite. Saiu ontem na página 11 no DO, com 45 anos de atraso, despacho da Aeronáutica que revoga a portaria que autorizava a Panair do Brasil a voar.
É que, na burocracia, a finada, “cassada” pelo golpe de 1964, ainda estava viva e podia operar – com rotas, horários preestabelecidos e tudo mais.
CHEQUE DEVOLVIDO
O STJ editou uma súmula, ontem, garantindo que as devoluções indevidas de cheques vão gerar dano moral. A medida será seguida pelos tribunais de todo o País.
ARTES DA POLÍTICA
Está no site do CPDOC (www.fgv.br/cpdoc), da FGV, a íntegra do livro Artes da Política, fruto de longa entrevista com Ernani do Amaral Peixoto, o político fluminense que ocupou importantes cargos públicos e morreu há 20 anos. O acesso é gratuito.
ALIÁS...
Veja o que Amaral disse num trecho da entrevista:
– Há bons e maus congressistas, mas isto acontece porque o Congresso é verdadeiro, representa o povo tal qual ele é.
É. Pode ser.
DE BEM COM A BR
O ministro Paulo Bernardo diz que, realmente, conversou em julho do ano passado com empresários do setor de petróleo. Mas que, no encontro, não falou mal da Petrobras:
– Só se estivesse bêbado.
NO MAIS
O ministro Gilmar Mendes mostrou habilidade manual, ontem, ao ler o relatório no caso do ex-ministro Antonio Palocci.
É que seu celular começou a tocar, enquanto apresentava seus argumentos, e, sem se deixar abalar, Mendes pegou o aparelho, desligou e nem parou de falar. Teve gente que nem percebeu.
LESMA GELADA
A Casa Pinto e a AmBev terão de pagar uma reparação por danos morais a duas consumidoras que teriam encontrado uma lesma em uma garrafa de cerveja, em Cachoeira de Minas (MG), quando já haviam consumido parte da bebida. Cada uma deve receber, R$ 5 mil por decisão da 13ª Câmara Cível do TJ mineiro. Em sua defesa, a AmBev alegou que não poderia ser responsabilizada porque a eventual presença de um corpo estranho no interior de uma garrafa e que seria impossível um produto assim sair de sua linha de produção, devido à sofisticação de seu método de engarrafamento.

Nenhum comentário: