quarta-feira, agosto 05, 2009

ARI CUNHA

Sofrimento amadurece


Correio Braziliense - 05/08/2009

Agruras e perseguições criaram no coração de Fernando Collor a couraça de melhor entendedor. Pedro Simon ironizou a volta de Collor ao lado de Lula. A resposta foi sibilina. Respirava com dificuldade para conter emoção que o dominou. Olhos firmes e voz forte: “O senhor falou palavras que não aceito. Quero que o senhor as engula e as digira da forma como julgar conveniente”. Citou nomes para não fazer segredo. Alusões a José Dirceu foram ferrenhas. Lembro-me do presidente Collor saindo pela última vez do Planalto. Mãos dadas com a mulher a caminho do helicóptero. Ouvindo acusações e gritos. Cabeça alta, andar rápido, não olhou para os lados. Do helicóptero foi para a Casa da Dinda. Começava a fase de amadurecimento.

A frase que não foi pronunciada


“O tamanho dessa crise parece um bom negócio.”

  • Roberto Marques, vendendo sorvete na entrada do Congresso.

  • Higiene

  • Kits higiênicos são distribuídos pela Secretaria de Saúde do DF. É para instruir as pessoas como se comportarem contra a gripe H1N1,que se reproduz no mundo. O secretário da Saúde do DF, deputado Augusto Carvalho, preserva e orienta a defesa dos cidadãos. O ministro José Gomes Temporão não defende o uso de remédio. Qualquer que seja, poderá mascarar o vírus. Em caso de dúvida, procurar orientação médica.

    Dica simples
  • Tossir e espirrar na dobra do braço é um conselho prático que evita a contaminação das mãos e do ambiente. A orientação dada nas escolas chega aos lares.

    José Sarney
  • Experiente e cuidadoso, o presidente do Senado cerca-se de cuidados na presidência da sessão. Nenhum orador excedeu o horário. Substituído pelo senador Mão Santa, senadores rejeitam a disciplina. Ninguém liga para toques da campainha ou corte do microfone. Orador faz o que deseja e não deve satisfação ao presidente da Mesa, ao contrário do titular.

    Burle Max
  • Completou ontem 100 anos o magistral Burle Max. Os jardins do Itamaraty foram acompanhados por Ney Ururahy, que mantinha pela natureza a mesma dedicação. Mesmo depois de inaugurado, Ney cuidava do lago e das plantas. Na parte interna, esguicho alto. Ficou apenas borbulhando. Burle fez bem em entregar a conservação a Ney Ururahy.

    Cartões de crédito
  • Senador Adelmir Santana disse que Brasília e Santa Catarina são exploradas pelas empresas de cartões de crédito. Sugeriu que o comércio desse 10% de abatimento em caso de pagar à vista. O combate ao dinheiro de plástico, por ser o mais usado no mundo, despertou reações. Comércio de Brasília se atirar contra força mundial parece estranho. Deve haver algo no DF. Adelmir foi crítico e forte.

    Centro de Atividades
  • Apartamentos apertados. Social embaixo e em cima dormitório. Generaliza-se a ganância. Depois de comprados, moradores modificam a planta. Os que vão adquirir pagam caro. Fiscalização está calada desde o início das obras.

    Brasília
  • Aqui o povo atravessa na faixa. Aluguel se resolve com a informalidade. Tradição recuperada. Artífices fazem cerzido invisível na 309 Sul. Costureiras habilitadas executam outros serviços. Motoqueiro 7981, ordeiro, não corta a fila. Fica atrás, esperando a hora de virar à esquerda. Paciência e correção. Falta agora reduzir os decibéis nas festas das sextas-feiras em casas de espaço pequeno.

    Furto
  • Quarenta mil malas por dia somem nos aeroportos brasileiros. Indústria produz mala sem alça. Transporte difícil. Malas de grife somem a qualquer instante. As legítimas desaparecem. Só a Vuiton deixa pessoa encarregada de ensacar mala legítima. Dificulta os roubos.

    Dado
  • Dos 700 homicídios ocorridos no Pará por disputas de terras, nenhum acusado está preso. A informação faz parte de um documentário sobre a morte da irmã Dorothy.
  • História de Brasília


    Os 19 procuradores interinos foram efetivados no cargo de Procurador de Terceira Categoria. Entre eles o filho do sr. José Claudio Bocaiuva Bulcão. O fato ocorreu no dia seguinte a um simples concurso de títulos, anunciado na véspera. Bulcão ocupa a presidência do Ipase e assinou a contratação. (Publicado em 5/2/1961)

    Nenhum comentário: