quinta-feira, junho 25, 2009

PAINEL DA FOLHA

Suplente contratado

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/06/09

Nem bem estreou, o Portal da Transparência já embaraça o Senado. Com a publicação de toda a folha de contratados, efetivos e comissionados, descobre-se que, além de todos os parentes e afilhados abrigados na Casa, o presidente José Sarney (PMDB-AP) empregou seu primeiro suplente, Jorge Nova da Costa, como assessor parlamentar em seu gabinete de apoio.

Costa, amigo de Sarney e ex-governador do Amapá quando este ainda era território, ganhou a vaga em 10 de outubro de 2006. O ato de sua nomeação, de número 1986, ao menos não foi secreto: aparece registrado no Boletim de Pessoal 3583 e traz a assinatura do onipresente diretor-geral Agaciel Maia.

Peneira - A ordem do primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), é que a nova direção administrativa analise cada ato secreto e anule apenas os flagrantemente ilegais. Ele teme que uma revogação em massa produza despesas indenizatórias com as quais a Casa teria de arcar.

Novo flanco - A descoberta de que Agaciel Maia dispôs de vaga aberta no gabinete de Demóstenes Torres (DEM-GO) para abrigar uma afilhada deixou os senadores em polvorosa. Muitos mandaram fazer levantamentos para ver se as ‘janelas’ em seus gabinetes também foram utilizadas pelo então diretor-geral.

Despejo - O presidente José Sarney (PMDB-AP) demitiu, a pedido de Heráclito, a diretora de Estágio do Senado. Nessa trincheira Agaciel se escondia em meses recentes, usando sala no passado ocupada por sua mulher, Sânzia, para despachar e se manter a par de tudo o que ocorria.

Por associação - Ralph Siqueira caiu da Secretaria de Recursos Humanos porque sua função era ‘parceira’ da direção-geral na responsabilidade pelos atos secretos. Mas a Mesa ainda não dá como certo que ele será alvo de processo administrativo, como Agaciel e João Carlos Zoghbi.

Stop - O processo de aposentadoria com o qual Zoghbi, ex-RH, esperava sair de fininho foi suspenso por ordem da primeira-secretaria.

Dentro - A ex-diretora de Comunicação Elga Mara Teixeira Lopes, exonerada quando veio a público sua atuação nas nas campanhas de Roseana Sarney (PMDB-MA) sem se licenciar do Senado, tem participado de todas as reuniões para tratar das chamadas ‘medidas moralizadoras’.

Quentão - É grande a gritaria com a lentidão nos repasses e empenhos das emendas parlamentares, consequência da queda na arrecadação federal. A situação piorou com as festas de São João. O governo havia prometido empenhar R$ 200 milhões em emendas com este fim, mas, até o início da semana, o valor não havia chegado nem à metade.

Contagem... - Depois da vacância de cadeiras no Conselho Nacional de Justiça, o país corre o risco de ficar sem procurador-geral da República. Antonio Fernando Souza deixa o cargo nesta segunda. Até a noite de ontem, Lula ainda não havia indicado o sucessor. Quando o fizer, o nome terá de passar por sabatina e ratificação do Senado, onde neste momento nada anda.

...regressiva - Se o sucessor de Antonio Fernando não for indicado e aprovado até segunda, a procuradoria-geral será exercida interinamente por Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público.

No ar 1 - O coordenador do Blog do Presidente será o jornalista Jorge Henrique Cordeiro, hoje assessor de imprensa do Greenpeace. É também blogueiro e entusiasta do papel das redes sociais.

No ar 2 - O Planalto terá um repórter multimídia nas viagens de Lula. Caberá a ele alimentar o novo blog.

Tiroteio

Beto Richa deve ter vindo se aconselhar com Sarney sobre como proceder na crise.

Do deputado DOUTOR ROSINHA (PT-PR), sobre a visita do prefeito de Curitiba a Brasília no momento em que o tucano enfrenta acusação de uso de caixa dois em sua campanha à reeleição.

Origem das espécies

O plenário da Câmara aprovou ontem um projeto de lei que modifica as normas de rastreamento de rebanhos bovinos e bubalinos. Em meio à votação, um deputado se aproximou de um grupo de colegas e perguntou, intrigado:
- Que esquisito. Por que será que o governo está querendo rastrear macaco?
Os demais caíram na gargalhada ao perceber que o deputado imaginara, em vez de búfalos, um bando de babuínos a constituir o rebanho bubalino.

Nenhum comentário: