quinta-feira, junho 25, 2009

INFORME JB

PSDB fará caravana pelo Nordeste

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 25/06/09

Sem discurso para neutralizar a candidata do PT à Presidência da República ano que vem, a oposição busca caminhos alternativos – leia-se debates. O PSDB prepara incursões pelo Nordeste, onde o partido ainda carece de apoio, não só político mas social. O partido vai organizar seminário através do Instituto Teotônio Vilela. Quer percorrer capitais e principais cidades polo de cada estado e lembrar os feitos do governo de Fernando Henrique Cardoso. O objetivo é destacar que o país – que passou por turbulências internacionais na gestão de FHC – não estaria bem hoje diante da crise se não fossem as medidas da gestão anterior. A largada será dia 7 de julho, depois de sessão solene no Senado, para comemorar os 15 anos do Plano Real.

Guerra... ...dos sexos

Esquentou o clima ontem na reunião para tratar da minirreforma eleitoral, tocada pelo deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). Algo bem definido sobre Mulheres x Homens.

Luiza Erundina (PSB-SP), representante das mulheres, não propõe apenas oficializar os 30% das vagas para as candidatas nos pleitos – já debatido. Ontem, incluiu emenda pedindo 30% do fundo partidário para a bancada feminina.

... dos sexos 2

Mas os homens, maioria, só deixam 10%. E a "briga" vai a plenário. E cairá, já falaram, porque elas não têm votos suficientes. Hoje há 46 mulheres no plenário.

Viva São João

Milagre na Câmara. Apesar dos festejos de São João – com toda a forte bancada nordestina em peso nos redutos – a Casa teve quorum e aprovou dois projetos ontem.

Abaixo de zero

Do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), sobre o projeto de reforma tributária do colega Sandro Mabel (PR-GO): "Aquilo vale nota menos de zero".

Já vale

De Fernando Gabeira (PV-RJ): "Viu que a campanha já começou, né? Já entraram nas minhas contas de 2004", ao desabafar sobre o fato de ter pago à empresa da mulher para fazer seu site.

Reforma ortográfica

Márcio Junqueira (PP-RR) caprichou no discurso da tribuna na Câmara ontem à noite. Reclamou "da forma inrresponsável que o governo trata seu estado" (sic). Foi elogiado pelos três colegas em plenário. Ainda bem.

Dudu, o retorno

Eduardo Jorge Caldas Pereira está de volta ao cenário político de Brasília. Foi uma das estrelas – e bem discreto – do jantar festivo dos 21 anos do PSDB na terça.

Mesa para todos

O jantar, aliás, foi bem suprapartidário – pela oposição, claro. Apareceram Gabeira, Raul Jungmann (PPS), Aleluia, Rodrigo Maia e Agripino Maia (DEM)

O vice

O mais tucano dos peemedebistas, Jarbas Vasconcelos (PE), foi ovacionado e ganhou salva de palmas na festa do PSDB.

Quase lá

Prometido para terça-feira, o protocolo da PEC da Constituinte Exclusiva para reforma política será semana que vem. Marco Maia (PT-RS) já tem 343 assinaturas. Quer mais.

Sobe e desce

A Associação Nacional dos Empregados da Infraero protocolou no MP e no TCU relatório com informações técnicas sobre a infraestrutura aeroportuária. Querem derrubar a tese de que a concessão de aeroportos é viável.

Nenhum comentário: