quinta-feira, junho 18, 2009

PAINEL DA FOLHA

Desmatando a MP

RENATA LO PRETE
Folha de S. Paulo - 18/06/2009

Antes de viajar ao exterior, Lula sinalizou para auxiliares e líderes aliados a disposição de vetar pelo menos dois dispositivos da medida provisória 458, que regulariza a posse de terras na Amazônia.
O presidente, que deverá bater o martelo em reunião hoje, havia manifestado desconforto com os incisos II e IV do art. 2º (autorizam a regularização de terras ocupadas por prepostos) e com o artigo 7º (permite a transferência de terras da União para pessoas jurídicas). Se a intenção se confirmar, Lula terá sido mais tímido do que defendiam ONGs e a "ala verde" do governo, mas irá contrariar diretamente os ruralistas, responsáveis pela inclusão dos dois dispositivos.



Contra-ataque. Em resposta ao lobby ambientalista, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) mobiliza federações da agricultura de todo o país para enviar ao Planalto mais de 1 milhão de mensagens pedindo a Lula que promulgue sem vetos a MP 458.

No fio... Lula enquadrará o PT na sustentação a José Sarney. Não bastasse o apoio que o peemedebista lhe manifestou na crise de 2005, há o fato de que o presidente não tolera o primeiro vice do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO).

...do bigode. Quando governador, Perillo afirmou ter sido testemunha de tentativa de cooptação da deputada Raquel Teixeira pela base aliada em troca de mensalão.

Vitalidade. A crise dos atos secretos e da multiplicação de parentes empregados teve ao menos uma consequência visível até agora: Sarney presidiu a sessão de ontem até as 19h, fato raro em sua atual passagem pela presidência.

Estica... Em reunião tensa, líderes governistas e da oposição não conseguiram chegar a um acordo sobre a CPI da Petrobras. A oposição cobrou a instalação imediata, mas Gim Argello (PTB-DF) defendeu que o governo deve "ir para o pau"" e simplesmente não instalar a investigação.

...e puxa. Renan Calheiros (PMDB-AL) ficou de dizer hoje ao PSDB se a base vai indicar relator e presidente para que a CPI possa começar.

Em família. Ao ver o deputado estadual Leonardo Moreira (DEM-MG) xingando o relator Nazareno Fonteles (PT-PI) por ter pedido a cassação de Edmar Moreira, um integrante do Conselho de Ética observou: "Com um filho como esse, para que ele precisava pagar seguranças?".

Curto-circuito. O PT tenta emplacar José Nobre Guimarães na presidência da CPI da Conta de Luz, a ser instalada na Câmara. Em 2005, assessor do deputado foi preso com dólares na cueca. Segundo denúncia do Ministério Público Federal, parte do dinheiro era propina paga pela Alusa, sócia majoritária no consórcio Sistema de Transmissão Nordeste. A CPI vai investigar tarifas de energia.

Cadê? A passagem do "PACtour" de Dilma Rousseff pelo Ceará foi prestigiada por boa parte da bancada federal. Chamou a atenção a ausência de Ciro Gomes (PSB).

Aqui não. "São Paulo não é o Amapá." A frase, ouvida de um petista atrás do outro, dá ideia do estado de espírito vigente no partido diante da articulação promovida por algumas lideranças para importar Ciro Gomes e transformar o deputado em candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

Vanguarda. São japoneses os dois primeiros veículos que procuraram o Planalto para manifestar interesse em reproduzir a coluna de Lula a partir de 7 de julho.

Letra morta. Ao recolocar a reforma tributária em pauta, Michel Temer (PMDB-SP) rompeu compromisso assumido com PSDB, DEM e PPS durante a campanha que o levou à presidência da Câmara.


com VERA MAGALHÃES e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Numa hora em que a sociedade está profundamente decepcionada com o Legislativo, aprovamos uma medida que pode resultar na nomeação de 7 mil pessoas."


De TIÃO VIANA (PT-AC), sobre a aprovação pelo Senado da proposta de emenda que limita gastos nas Câmaras, condição imposta pela Câmara para promulgar outra PEC, criadora de novos cargos de vereador.

Contraponto

Pela tangente

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) e o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) faziam caminhada matinal, em Brasília, quando avistaram o ministro José Múcio (Relações Institucionais) vindo em sua direção.
-Vou me introduzir no ninho tucano- brincou Múcio, juntando-se à dupla para fazer exercício.
Nesse momento, tocou o celular de Guerra. Era uma emissora de rádio de Pernambuco, base eleitoral do ministro e do senador. Este se pôs a dar entrevista:
-O PT teme a CPI porque aparelhou a Petrobras!
Desconfortável, Múcio resolveu dar no pé:
-Como Vossa Excelência não me dá direito a um aparte, acho que vou ter de mudar minha rota

Nenhum comentário: