sábado, maio 30, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury

 

A batalha por Minas

Ed Ferreira/AE


Uma das mais decisivas batalhas pela Presidência da República será travada neste ano em Minas Gerais. Lá, o PT e o PSDB disputam o apoio do diretório estadual do PMDB. Aquele que o conquistar angariará votos preciosos para firmar uma aliança nacional com o partido e aumentar, assim, o tempo de propaganda eleitoral na TV. O PT saiu favorito, porque o cacique do PMDB local, Hélio Costa, é ministro das Comunicações de Lula. Em 2008, a relação entre ambos azedou, porque Costa decidiu concorrer ao governo mineiro contra um petista. Agora, descambou. Rápido na arte de aproveitar brechas, o governador tucano Aécio Neves já disse aos peemedebistas mineiros que fará de tudo para tê-los como aliados em 2010.

 

A ex-mulher se livrou

Lailson Santos


Como bem sabe o financista Daniel Dantas, o empresário Luiz Roberto Demarco é daqueles que afundam com o inimigo só para vê-lo se afogar. Com essa disposição, ele entrou, em 2002, com uma ação judicial contra Regina Yazbek, sua ex-mulher, acusando-a de roubar seus e-mails. A Justiça arquivou o caso há dez dias, por recomendação da promotoria, que escreveu que Demarco fez uma denúncia que não passava de "diz que me diz" e, ainda por cima, tumultuou o processo.

 

O futuro de Blairo

Paulo Vitale


O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, está com um pé fora da política. Decidiu não concorrer ao Senado e, a interlocutores próximos, confidenciou que cogita deixar o posto no primeiro semestre do próximo ano. Daria tempo, assim, a seu vice, Silval Barbosa, para assumir o governo do estado e concorrer à sua sucessão. Blairo explicou a alguns amigos que poderia dedicar-se mais a projetos de preservação da Amazônia. Pensa também em reassumir suas empresas e montar uma divisão de criação e abate de aves. Seus aliados trabalham para que ele assuma o Ministério dos Transportes ou o da Agricultura, cujos titulares disputarão a eleição.

 

Está escrito nas estrelas

Wilson Dias/ABR


O ex-ministro do Tribunal de Contas da União Marcos Vinicios Vilaça deve concorrer em setembro à sucessão do atual presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni. Vilaça, que presidiu a casa em 2006 e 2007, fazia campanha para que José Sarney sucedesse a Sandroni. Depois que optou pela insalubre presidência do Senado, Sarney passou a incentivar a recondução de Vilaça ao posto que, um dia, foi de Machado de Assis.

 

A ligação da Copa

Sergio Zacchi


A Fifa e o governo se esqueceram de contabilizar em sua planilha de investimentos uma enorme despesa a ser feita para a Copa de 2014: a ampliação da rede de telefonia celular. O setor tem investido quase 10 bilhões de reais por ano. Alguns analistas estimam que esse valor precisará dobrar para atender à demanda dos turistas estrangeiros. Roberto Lima, presidente da Vivo, companhia que patrocina a seleção, iniciou uma campanha para convencer Brasília a editar medidas que facilitem os investimentos na área. Entre elas, a criação de linhas de crédito especiais para as empresas de celular.

 

Manoel Marques


Os argentinos perderam

O Instituto de Pesquisa sobre Câncer do Aparelho Digestivo, uma organização francesa, abrirá um centro de treinamento na América Latina. Ficará em Barretos, no interior paulista. Lá, treinará 720 médicos por ano em uma técnica de cirurgia por meio de robôs. O Brasil disputou esse centro com a Argentina. Venceu graças ao trabalho de persuasão do diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata. Ele também convenceu o governador José Serra a lhe dar 12 milhões de reais para o projeto.

Nenhum comentário: