sábado, maio 30, 2009

BRASÍLIA - DF

Porta-voz petista

Denise Rothemburg

CORREIO BRAZILENSE - 30/05/09

O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, está com a corda toda pelo país afora tentando organizar os palanques do PT para as eleições de 2010. Na semana passada, passou pelo Ceará para dizer ao governador Cid Gomes (PSB) e ao deputado Ciro Gomes (PSB) que os petistas não abrem mão de indicar uma das vagas ao Senado no ano que vem. A operação, dizem os próprios petistas, tem um objetivo: tentar evitar a reeleição do senador tucano Tasso Jereissati, que sempre foi ligado ao deputado Ciro. Pela movimentação de Dirceu, ninguém duvida que, se o Supremo Tribunal Federal (STF) lhe inocentar no processo do mensalão, ele volte em breve aos holofotes do comando partidário.

Padrinho forte

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, terá muito o que comemorar amanhã, quando a Fifa anuncia as 12 cidades brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. Ele foi o maior defensor da candidatura de Cuiabá (MT). Quem conhece desse traçado garante que a torcida do magistrado foi maior do que a do governador do estado, Blairo Maggi. 

Porta fechada

Incomodado com os crescentes boatos de uma possível candidatura do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ao Senado, o PT baiano tem disseminado entre aliados que sua prioridade absoluta é a reeleição do governador Jaques Wagner. As duas cadeiras para a Casa, portanto, devem ser negociadas para forjar a aliança de 2010. "Está dito em resolução aprovada pelo PT, em 7 de março. O PT não vai voluntariamente indicar nenhum candidato a senador", diz o presidente do PT no estado, Jonas Paulo.

No vídeo

A oposição vai coletar as imagens de Lula no palanque (ops! numa solenidade) ontem no Rio ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ele falou que não diria nada sobre eleição, mas soltou o verbo ao garantir que iria vencer o pleito de 2010, indicar Dilma com uma flor e arrematou falando da turma que só se aproxima de pobre no dia da eleição. "É o que a gente chama de político Xuxa: antes da eleição é beijinho, beijinho e, depois, é tchau, tchau".

No cafezinho

Sereia/ Ao justificar no PPS seu apoio à PEC do terceiro mandato, o deputado Nelson Proença (RS) fez um breve, mas ilustrativo, relato sobre a moça escolhida por Jackson Barreto (PMDB-SE) para coletar as assinaturas dos colegas. A desculpa não colou. 

Prata da casa I/ O programa do Democratas do Distrito Federal, produzido pela GW, dispensou os narradores profissionais. Quem fará esse papel é o governador do DF, José Roberto Arruda, em três episódios que vão tratar de temas como governar perto da população, qualidade de vida e como resolver os problemas da cidade moderna. 

Prata da casa II/ Artistas do Distrito Federal participarão do concurso para a escolha do samba enredo da Beija-Flor, escola eleita para homenagear o cinquentenário de Brasília no carnaval de 2010. O acerto foi selado ontem pelo vice-governador Paulo Octávio e pelo presidente da agremiação, Farid Abrão David. Trata-se de um agrado à categoria, que chiou por ter sido preterida no último aniversário da capital, em abril. 

Silêncio forçado/A mudança de temperatura em Brasília deixou quatro senadores afônicos: Paulo Paim, Eduardo Azeredo, Fernando Collor e Mão Santa. Estão todos mastigando raiz de gengibre, in natura, receitadas por Heráclito Fortes. "É um santo remédio", diz ele. Heráclito não se conteve ao ver a sessão matutina de ontem encerrada às 10h25 quando normalmente prolonga-se com o Mão Santa falando até 13h. "As taquígrafas estão vibrando com a rouquidão do Mão Santa", comentou. 

Nenhum comentário: