sexta-feira, maio 29, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Curió: júri popular

Ilimar Franco
O Globo - 29/05/2009
 

O coronel Sebastião Curió, da Guerrilha do Araguaia, vai a júri popular no próximo dia 5, em Sobradinho (DF). É acusado de assassinar um menor de rua, com um tiro nas costas, de pistola Beretta, em 1993. O militar alega que agiu em legítima defesa. O Ministério Público o denunciou por homicídio qualificado. Curió seria julgado em 2008 no TJ do Pará. Era prefeito de Curionópolis, mas perdeu o foro privilegiado. Teve o mandato cassado. 

O militante reencontra o militar 

Do lado da acusação, no julgamento de Curió, vai estar o advogado Augustino Veit (foto), um militante dos direitos humanos. Veit, pode-se assim dizer, é um antigo conhecido do réu. Esteve sob a mira de seus soldados, e frente a frente com o coronel, na Encruzilhada Natalino (RS), no ato inaugural do MST, nos anos 80. Foi uma ação de resistência de sem-terra contra o governo militar. Em 93, quando ocorreu o assassinato do menor, Veit, já em Brasília, assessorava o Movimento de Meninos e Meninas de Rua. Assumiu o caso. O advogado integra e presidiu a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do governo. 

Não vamos repetir o erro de PSDB e PFL, que aprovaram a reeleição do Fernando Henrique com o jogo em andamento" - Henrique Fontana, líder do governo na Câmara (PT-RS), sobre o terceiro mandato 

Cotas eleitorais 

Curiosidades da pesquisa Diap/Inesc sobre reforma política. Dos 150 parlamentares ouvidos, 16,7% defendem uma cota para representantes dos povos indígenas; 12% apoiam políticas afirmativas para garantir mais negros no Congresso.

Olha o Nordeste aí 

O governador Jaques Wagner mostrou para o presidente Lula uma pesquisa presidencial feita na Bahia. A ministra Dilma Rousseff tem 30% de intenções de voto no interior e está empatada com o governador José Serra em Salvador. 


Empreiteiras apostam na Arábia Saudita 

As grandes empreiteiras estão soltando foguete com a recente passagem do presidente Lula pela Arábia Saudita. O rei Abdullah bin Abdul Aziz disse a Lula que há espaço para as empresas brasileiras na construção de três novas megacidades na península arábica. Uma das obras previstas é a construção de uma Medina II. Se as construtoras nacionais pegaram 5% das obras, avalia um especialista, significa US$100 bilhões até 2020. 

A elite da Câmara decolou 

Há um fosso hoje entre os líderes partidários na Câmara e a maioria dos deputados. Durante os últimos 30 dias, os líderes tentaram emplacar uma reforma política que tinha como carro chefe a adoção do voto em lista. Ontem, a pesquisa Diap/Inesc revelou que a preferência da maioria dos entrevistados é pelo voto distrital misto (46% de apoio). Nesse sistema, 50% das vagas de cada estado seriam preenchidas pelo sistema proporcional; outros 50%, pelo distrital.

Coalhada 

Um repórter pergunta para o governador Aécio Neves: "Em 2014, na Copa do Mundo, onde o senhor gostaria de estar?" A resposta: "No Mineirão, vendo a abertura". O repórter insiste: "Mas em que cargo?" Aécio: "Na arquibancada". 

Junina 

Vem aí a temporada de festas de São João, no Nordeste. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, está chamando os senadores para uma festança, em 12 de junho, com direito a show de Dominguinhos, em sua fazenda em Limoeiro (PE). 


ESTIMULADO pelo governador José Serra, o conselheiro da Sabesp e presidente do PPS, Roberto Freire, vai concorrer a deputado federal em 2010. 

O TRATAMENTO médico mudou a rotina da ministra Dilma Rousseff. Ela não passa mais o dia todo na Casa Civil. Tem ido almoçar diariamente em casa. 

O LÍDER do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), futuro relator da CPI da Petrobras, informa que não vai mais visitar a Boeing nos EUA. "Não estou podendo nem ir a Roraima", explica. 

Nenhum comentário: