sexta-feira, maio 29, 2009

ARI CUNHA

Estranhos dando aula


Correio Braziliense - 29/05/2009
 




Trágico receber informação oficial, do Ministério da Educação, dando conta de que mais de 382 mil professores não têm aptidão para ministrar aulas. Não possuem diploma adequado. O MEC, que tem a seu encargo a responsabilidade da educação, atalha a opinião pública com notícia desastrada. A notícia oficial do governo declara que, do total de 1.882.961 professores do país, 382.577 não têm formação para lecionar. Essa projeção deve ser antiga, pelos detalhes sobre o total dos professores de todo o Brasil. Num país opulento mas sem dinheiro, vê-se que a evasão de verbas aperta muita gente. O exercício mental leva o cidadão comum a pensamentos mais extensos. Se o Ministério da Educação transmite informação desse teor, imagine se os tribunais dos estados e municípios estiverem operando de forma ilegal. Calcule-se o que acontece nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores com relação à existência de pessoas fora das atividades. Se as Forças Armadas estivessem sofrendo do mesmo mal, estaria decretado o caos. Aqui vamos à ultima citação. Nas Forças Armadas, a disciplina jamais deixaria que ocorresse tamanha baixaria. O futuro é cada brasileiro olhar para o espelho da pátria e prever como estão indo as coisas a seu redor.


A frase que não foi pronunciada

“Ao bom leitor meia pala basta!”
Teste para o leitor.


Distinção 
Ministro José Carlos da Fonseca recebe homenagem em sua terra. Será empossado hoje na Academia Calçadense de Letras, de São José do Calçado. Depois da solenidade, receberá homenagem dos conterrâneos. 

Televisão 
Dos 22 canais de TV regular, na Califórnia, seis são voltados para a comunidade asiática e seis aos espanhóis. As colônias são populosas e autossustentáveis. Se não houver interesse em aprender o inglês, esses imigrantes são capazes de viver a própria cultura por toda a existência em terra estrangeira. 

Criatividade 
Onde a criatividade é parte do trabalho, sempre deve haver duas portas. Uma para laboratório, outra para museu. No laboratório para a produção; no museu, para a coleção. O mundo tem o direito de saber o que é estudado cientificamente. A opinião é de Matías Tarnopolsky, nomeado diretor da Cal Performances. 

Reduzir 
Na Califórnia, o consumo de energia é 49% menos que a média americana. Mary Nichols, da Comissão de Recursos Atmosféricos, afirmou na Universidade de Berkeley que o objetivo é reduzir a emissão dos gases que causam o efeito estufa aos níveis de 1990 até 2020. 

Lembrança 
Em 1949, a maioria dos intelectuais acreditava que o comunismo salvaria a China. Em 1969, eles acreditavam que a China salvaria o comunismo. Em 1979, o primeiro ministro Deng Xiao Ping percebeu que o comunismo só salvaria a China. Em 2009, o mundo acredita que somente a China salvará o capitalismo. 

Clima 
Centro das atenções em Berkeley, John Hofmeister trabalhou na Shell. A discussão girava em torno das indústrias petrolíferas e automóveis. Novas sugestões e projetos para mudanças significativas no combate das alterações climáticas. Hofmeister, que agora dirige uma organização sem fins lucrativos, termina a palestra com esta pergunta: “Se vamos gastar dinheiro de qualquer maneira, por que não trabalhar agressivamente para evitar o pior?" 

Lunáticos 
Há preparação para tentar provar que existe algo mais que crise na sociedade americana. Barack Obama, sobrecarregado com as agruras econômicas internacionais e a guerra do Afeganistão, quer se beneficiar de uma boa lembrança para afugentar os problemas que afligem a população. Há 40 anos, o homem pisou a lua.

História de Brasília


A espada do marechal Odilio Denys, à entrada do elevador da Câmara, antes da solenidade de posse, sofreu uma ligeira pane. O ministro da Guerra, num esbarrão, deixou-a cair e depois, para que a lâmina entrasse na bainha, foi preciso o auxílio de outro oficial. (Publicado em 1/2/1961)

Nenhum comentário: