sexta-feira, maio 22, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Minas Gerais

Ilimar Franco
O Globo - 22/05/2009
 

O ministro Hélio Costa (Comunicações) apresentou proposta ao presidente Lula para garantir a aliança entre PMDB e PT em Minas. Ele quer que seja realizada uma pesquisa. A cédula teria um nome de cada partido, e quem se sair melhor seria o candidato. O líder na Câmara, Henrique Alves (RN), alerta: "O PT não pode querer ter a Presidência e disputar nos estados com o PMDB". 

O embaixador, a Bolívia e a Venezuela 

Diplomata de carreira, o futuro embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, tem maior afinidade com os republicanos. O governo brasileiro está radiante com sua nomeação, entre outras razões, porque ele simpatiza com a postura do Brasil diante da Bolívia e da Venezuela. Numa conversa com parlamentares brasileiros, em passado recente, Shannon defendeu que "o Brasil deveria ter uma posição generosa com a Bolívia". Sobre a Venezuela, explicou que era preciso relativizar a retórica, para efeitos de política interna, de Hugo Chávez e Condoleezza Rice, e que o Brasil deveria manter seus esforços pelo diálogo. 

Vamos investigar com tranquilidade. Não queremos dar um tiro no pé" - Sérgio Guerra, senador e presidente do PSDB (PE), sobre a CPI da Petrobras 

DESPERDÍCIO. Instalada pelos ruralistas para discutir a "crise na agricultura", a comissão especial está às moscas. Não apareceu um deputado sequer ontem para discutir o assunto, e os três convidados discursaram ao vento, para um plenário vazio. Ao lado dos palestrantes, na mesa, estavam só os deputados Abelardo Lupion (DEM-PR) e Zonta (PP-SC). Passagens e estadia dos oradores foram pagas pela Câmara. 

Heterodoxo 

Ao descrever as alianças em Roraima, em 2010, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), diz que por lá está tudo acertado: "Vamos apoiar o PT para a Presidência. Para o governo estadual, temos aliança com o PSDB e o PT".

Na telinha 

Os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Dilma Rousseff (Casa Civil) foram as estrelas das inserções levadas ao ar pelo PT ontem. O tema era o Bolsa Família. A escalação dos personagens sugere que Patrus é o plano B. 


Bafômetros retidos, e bêbados à solta 

Desde abril, o Ministério da Justiça oferece bafômetros aos estados para aplicar a Lei Seca. Os aparelhos estão no depósito da Força Nacional de Segurança, em Brasília. Os governos que ainda não buscaram os seus são: Bahia (75), Minas Gerais (75), São Paulo (80), Santa Catarina (100) e Paraná (25). O ministro Tarso Genro anda elogiando o governador Sérgio Cabral por causa da redução dos acidentes de trânsito no Rio. Eles caíram 23,6% em abril. 

Copa do Mundo, Jaques e Ivete Sangalo 

Salvador está com a bola toda. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, garantiu ao deputado José Rocha (PR-BA), dirigente do Vitória, que Salvador será uma das 12 cidades escolhidas como sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio será feito pela Fifa, nas Bahamas, no dia 31. Nesse mesmo dia, para comemorar o feito, o jogo entre Vitória e Grêmio, pelo Brasileiro, será uma grande festa. O governador Jaques Wagner e a cantora Ivete Sangalo vão estar lá. 

UM GRUPO de 30 deputados do PMDB reuniu-se na noite de quarta-feira para debater alianças em 2010. Deu 17 estados negociando aliança com o PT e cinco estados se articulando com o PSDB. 

OS PRESIDENTES da Confederação dos Vigilantes, José Boaventura, e da Federação do Rio, Fernando Bandeira, reclamaram junto ao ministro Tarso Genro (Justiça) que não foram ouvidos na formulação do Estatuto da Segurança Privada. 

DOIS ANOS e cinco meses depois da posse, o TRE do Rio ainda não concluiu o processo de cassação do prefeito de Angra dos Reis, Marquinho Mendes. 

Nenhum comentário: