sexta-feira, maio 22, 2009

ARI CUNHA

A depreciação do dólar


Correio Braziliense - 22/05/2009
 


O dólar segue trajetória de queda. O fenômeno atinge o Brasil na medida em que há apreciação do real ante a moeda norte-americana. E causa turbulências ao comércio exterior brasileiro. O Banco Central tem investido fortunas para adquirir a moeda a fim de evitar maiores quedas em sua cotação. Real mais valorizado prejudica as exportações, por elevar o preço dos produtos destinados ao mercado internacional. Além disso, não temos mão de obra barata nem tecnologia para compensar os custos mais altos. Com isso, as matérias-primas são refugadas em outros países de maneira perversa. O presidente Lula da Silva, em viagem à China e outros países, pouco tem conseguido. E tem encontrado dificuldade para parcerias comerciais. Os preços da China são baixos. Os nossos produtos, mesmo fortes na criação e execução, perdem competitividade. Da viagem do presidente Lula restou alternativa. Exportadores de lá mandarão produtos garantidos e a preços menores do que os brasileiros. Ocorre que os chineses são duros na troca de materiais. Não temos condições de produzir no mesmo custo. A exportação de material ferroso para ser purificado no exterior não é de apaixonar antigos compradores. As reservas no estrangeiro cresceram e o material está sem procura. A crise continua implacável. Todos os países sofrem com ela.


A frase que não foi pronunciada

“A terra não foi doada a você pelos seus pais. Foi emprestada pelos seus filhos.”
Lição de sobrevivência.


Continua 
Exames para motoristas continuam na mesma gaiatice. Difícil se entender o fato de pegadinhas para confundir os candidatos. É desprezo por quem deve dirigir com atenção. O trabalho deve ser sério, como são as punições em caso de erro. 

Supremo 
O Supremo Tribunal Federal está funcionando para as migalhas. O deputado Sérgio Morais, que desejava readmissão no Conselho de Ética, impugnou a constitucionalidade do seu afastamento. O deputado disse que se lixava para a imprensa. Foi lixado também pelo Supremo. Pior é que o processo dele deve ter sido decidido deixando para trás muitos outros que esperam julgamento sério, há muitos anos. 

Trânsito 
Em pleno dia de movimento, as vias novas que levam carros a caminho de Belo Horizonte sempre emperravam perto da Ceasa. Com outras vias, a fluência do trânsito surpreendeu os motoristas. Funcionou que foi uma beleza. 

Advogado bem-humorado 
O caso estava no Supremo. A vítima disse que acompanhou o cidadão ao seu apartamento. Em lá chegando, ele não chegou a se despir. Pulou sobre a vítima deitada na cama. O advogado ladino concluiu: o cliente pesava acima de 140kg. Se fizesse isso, nem a cama nem a senhora suportariam a força do impacto do gordo. 

Crise 
Foi dado a conhecer em Tóquio o prejuízo verificado este ano na Sony eletrônicos. Supera a US$ 1 bilhão. Isso ocorre exatamente quando a televisão oferece o novo modelo HDTV. 

Tempo 
Se o leitor for observador, procure ver fotos do início do governo Lula da Silva. Ele tinha barba quase preta e cabelos também. Tudo virou capucho de algodão. Os ministros mais ligados à economia estão ficando cada dia mais carecas. Dos outros, que são muitos, pouco se sabe, a não ser José Múcio Monteiro, que está com cabelos brancos, e o que tem de esperto tem de correto. 

Google 
Notícia da revista Fortune diz que o Google deseja entrar no mercado de jornais nos Estados Unidos. Está tentando acordo para obter participação no The New York Times e no Washington Post. O acordo trata de divulgar noticiário desses jornais na internet.

Nenhum comentário: