sexta-feira, maio 22, 2009

FERNANDO GABEIRA

Trágicos vales do mundo


Folha de S. Paulo - 22/05/2009
 

Meu objetivo é estar no Nordeste. Perdi uma viagem neste fim de semana, porque a agenda era difícil. Não vou desistir. Vamos discutir em breve a situação do vale do Mearim, no Maranhão. Quero alcançá-lo na semana que vem. Outros vales do mundo são atingidos por tragédias. O do Swat, onde lutam exército paquistanês e talebans, produziu mais de um milhão de refugiados. A ONU já alertou para algo pior que Ruanda.
O slide-show de Trizidela do Vale, pequena cidade do Maranhão, no "New York Times", estava lá entre os grandes temas da semana. As fotos transmitiam mais do que sofrimento; havia também alguma diversão e uma ponta de humor no comportamento dos moradores.
A reunião vai esperar que as águas baixem. Aí é que vamos enfrentar um novo problema. Muita gente vive de pequenas lavouras e não terá como comer. As condições higiênicas já eram precárias e tornam-se perigosas no momento posterior às chuvas.
O Maranhão não foi o único Estado atingido. Tenho falado com prefeitos do Piauí e do Ceará que passam por aqui, muitos à espera de ajuda. Ministros da Integração quase sempre saem do Nordeste. E quase sempre miram as secas. A possibilidade de enchentes na região parece surpreendente, como foi, em 2005, a seca na Amazônia.
Nossos velhos problemas se agravaram. E os novos surgem de todos os lados. O propósito é deixar no Nordeste um projeto de adaptação como o formulado em Santa Catarina. No Sul, há até um atlas dos desastres naturais. Há muito a fazer, antes até que as águas baixem.
Alguns jornais estrangeiros acham que houve desequilíbrio no tratamento ao Nordeste. Mobilizou-se mais pelo Sul. Prefiro chegar perto para avaliar melhor. De mochila nas costas, percorrendo os vales, podemos preparar o caminho da adaptação.

Nenhum comentário: