terça-feira, maio 05, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Acertar os ponteiros

Ilimar Franco
O Globo - 05/05/2009
 


O presidente Lula se reuniu ontem à noite com a direção do PMDB. Os peemedebistas defenderam a permanência do José Múcio nas Relações Institucionais e reclamaram das demissões na Infraero. Conversaram também sobre as divergências em relação às regras do novo Refis e ao parcelamento das dívidas dos municípios com o INSS. Ficou acertada para amanhã uma reunião com os ministros Guido Mantega e Paulo Bernardo

G-20, Espanha e mal-entendido 


Sobre sua declaração fazendo restrições ao ingresso da Espanha no G-20, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que "não houve gafe, mas um mal-entendido". Explicou que, ao se manifestar, defendeu a posição brasileira de que o ingresso da Espanha deveria levar em conta a governabilidade e o equilíbrio no G-20 entre ricos e emergentes. O Brasil quer evitar a reprodução do desequilíbrio existente na ONU e no FMI. Mantega conta que fez esses esclarecimentos à imprensa espanhola a pedido da ministra da Economia daquele país, Elena Salgado. Relatou que o Brasil está insatisfeito pela forma como a Inglaterra conduz o G-20, tomando decisões sem consultar os demais. 


Você é integrante da bancada ou líder do governo?" - Wellington Salgado, senador (PMDB-MG), criticando o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR) 


Cidade maravilhosa 

O jurista Dalmo Dallari quer que o STF volte a funcionar no Rio. Ele considera que a proximidade com os políticos, em Brasília, contamina as decisões. Na Alemanha, a Corte Constitucional funciona em Karlsruhe, a 670 kms de Berlim. 

Berzoini dá puxão de orelhas no PT 


O PT gaúcho levou um puxão de orelhas do presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), por ter marcado para julho a escolha do candidato ao governo. Berzoini disse que há precipitação e cobrou esforços para construir uma aliança com o PMDB. O ministro Tarso Genro quer que Berzoini peça desculpas e a executiva regional do PT decidiu que não fará aliança com o PMDB, por este apoiar "a governadora neoliberal" Yeda Crusius (PSDB). 

Defensor de menos 


A Associação Nacional de Defensores Públicos vai deflagrar uma campanha, neste mês, para que os Estados contratem mais defensores. O slogan será "Defensor público para quem precisa, Justiça para todos". O Brasil tem cerca de 4,8 mil defensores. A entidade considera esse número insuficiente. São 1,8 defensores para cada cem mil brasileiros. O mínimo ideal, segundo a Associação, é de 15 mil desses profissionais para dar assistência aos sem-advogado de todo país.


O MINISTÉRIO da Saúde vai manter o alerta sobre a gripe suína. Ela pode ter amainado agora, mas pode voltar com força mais adiante. O ministro José Temporão dá como exemplo a gripe espanhola. 

O PRESIDENTE Lula já conversou com o senador Osmar Dias (PDT-PR) para montar uma chapa conjunta: Dias para o governo, o governador Roberto Requião e a petista Gleisi Hoffman para o Senado. 

NO SENADO dizem que o líder do PTB, Gim Argelo (DF), e o senador Almeida Lima (PMDB-SE) estão trabalhando para criar a CPI do Dnit. 

Soropositivo 

Mariângela Simão, coordenadora do Programa Nacional de Aids, fala sobre a proposta de criar um banco de dados para portadores do vírus HIV: "É uma iniciativa que irá contribuir para o aumento do estigma e da discriminação".

Nenhum comentário: