terça-feira, maio 05, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

Visita à Terra Santa


Folha de S. Paulo - 05/05/2009
 

O governo retomou a ideia de planejar uma viagem de Lula a Israel, suspensa no começo do ano por causa dos conflitos na faixa de Gaza. "Já houve várias sondagens e ele talvez faça essa visita em 2010", diz Marco Aurélio Garcia, assessor diplomático do presidente.

MÃO DUPLA
Garcia diz também que entende os protestos contrários a um encontro de Lula com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. "Mas o [presidente dos EUA, Barack] Obama pode buscar uma reaproximação com o Irã e o Brasil não pode?", questiona, invocando os interesses econômicos e diplomáticos do país na região.

ARROCHO
O delegado Protógenes Queiroz foi convocado para responder a mais uma acusação contra ele na Polícia Federal: a de participar de atividade partidária com a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) em palestra no Rio Grande do Sul. Ele já responde a processo por ter ido a um ato da candidatura do petista Paulo D"Acadia à Prefeitura de Poços de Caldas (MG), em 2008.

MARCHA LENTA
Três em cada dez processos de apelação criminal em tramitação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que abrange 13 Estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste e o DF, correm risco de prescrever. O número resulta de levantamento feito pelo Nucrim (Núcleo Criminal) da Procuradoria Regional da República. Em 2008, o órgão já tinha encaminhado ao tribunal ofícios dizendo que 729 processos estavam parados há mais de dois anos. Destes, só 133 foram julgados até agora.

DESUMANA
Apontado como desembargador que mais tem decisões pendentes (299), Mário César Ribeiro diz, por meio de nota, que em seu gabinete "não há extinção de punibilidade pela ocorrência de prescrição, em razão de julgamento tardio dos recursos de apelação, salvo em casos que [...] chegam já prescritos". Isso apesar de, segundo ele, o TRF ter só 27 membros, contra 46 da Procuradoria, para "absorver a quase desumana demanda processual" de 300 mil processos em tramitação.

CANJA DE GALINHA
Grudado na TV para ver a final do Corinthians contra o Santos, o presidente Lula telefonou para o ministro Orlando Silva, do Esporte, por causa do princípio de incêndio que atingiu o capitão do time, William, na entrega da taça. Depois, comentou o jogo: "Mas que pressão, hein? Que dureza que foi!".

Nenhum comentário: