terça-feira, maio 05, 2009

BRASÍLIA - DF

Lama & eleição

Denise Rothemburg
Correio Braziliense - 05/05/2009
 

Os senadores estão num verdadeiro esforço concentrado para tentar debelar a crise de olho em 2010. O que eles mais temem hoje não é nem o que o ex-diretor João Carlos Zoghbi poderia dizer. O que mais preocupa é o fato de que dois terços vão concorrer nas próximas eleições, seja como candidatos à reeleição ou ao governo de seus estados. E já rola na internet uma campanha do tipo, “não reeleja seu senador”. Daí o interesse deles em fechar um acordo geral. Ontem, por exemplo, nenhum deles se referiu ao tema Zoghbi em plenário. Ele próprio dirá à polícia que não tem nada contra ninguém. E o senador Mão Santa (PMDB-PI) chegou a dizer que aquele era o “melhor Senado que já houve ali”, porque trabalha às segundas-feiras. 

* * *
A intenção da Mesa Diretora é conseguir retomar o dia a dia de votações sem sobressaltos a partir de hoje. A única incógnita era o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). Ninguém sabia se ele iria esbravejar pedindo explicações sobre o que Zoghbi sabe a respeito de seus colegas e não quer contar para ninguém. A ordem no Senado agora é ssshhhhh! Silêncio absoluto.


Sintoma

A investigação sobre os supostos desvios de conduta dos ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi poderia ser a maior apuração já feita pela Polícia Legislativa do Senado. Só que bastou esse anúncio para que as excelência reagissem com ar de desdém. Os senadores querem saber quem é o “segurança da Casa” (o policial legislativo) que irá chamar senador para prestar depoimento. 

Conta outra

O cargo de líder do governo no Congresso entrou no cardápio de pedidos que o PMDB negocia com o Palácio do Planalto. Os peemedebistas passaram a vetar a indicação da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para função sob o fraco argumento de que ela já ocupa a presidência da Comissão Mista de Mudanças Climáticas. 

Tema aquecido

O debate no Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promete ser quente hoje: será discutido o caso do ex-terrorista italiano Cesare Battisti. Há uma interpretação do direito internacional que, depois de obtido o refúgio, não pode haver interferência da Justiça. Se a maioria dos conselheiros acolher essa interpretação, será um balde de água fria na ação que corre no Supremo Tribunal Federal. 

 Daqui para a frente, a oposição será cada vez mais oposição e a base cada vez menos governo 

Do deputado Rocha Loures (PMDB-PR), dita numa conversa com deputados do partido.


Promessa a cumprir

O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou aos líderes que, logo depois do cadastro positivo, colocará em pauta o texto proposto pelo ex-senador João Capiberibe (PSB-AP) que define regras para aplicar a transparência total nos gastos dos três poderes, de forma que o cidadão comum possa entender e buscar a informação que deseja sobre onde Executivo, Legislativo e Judiciário gastam os impostos. Já está passando da hora de isso ocorrer. 

No cafezinho

 
 

Visu/ Ao contrário do que dizem as más línguas do Senado, o sumiço de Tião Viana (foto) nas últimas semanas nada tem a ver com descontrole na conta do celular cedido à filha ou a outro assunto desagradável. O petista se licenciou da Casa para receber um implante capilar para disfarçar a calvície. Tião retorna ao batente esta semana ostentando o renovado visual. 

Estreia/ O deputado Geraldo Magela (PT-DF) começou esta semana seu trabalho de relator do Orçamento da União para 2010, o ano eleitoral. A primeira conversa foi com o governador da Paraíba, José Maranhão, ansioso por mostrar serviço no estado. 

Por falar na Paraíba…/ O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) embarca em breve para os Estados Unidos. O destino provável é a renomada universidade de Harvard, onde fará um curso de quatro meses de imersão para aprimorar seu inglês. No seu retorno, assumirá a presidência do partido no estado, como parte dos agrados que a cúpula da legenda faz a Cunha Lima depois de sua cassação. 

Sem sossego/ O ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia comentava ontem com amigos fora de Brasília: “Daqui a pouco vão dizer que eu sou dono do Pão de Açúcar!” 

Nenhum comentário: