quarta-feira, maio 20, 2009

NELSON DE SÁ - TODA MÍDIA

China na mira

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/05/09

Na manchete da Folha Online e depois do UOL, "Mercados chinês e americano na mira da Brasil Foods". No portal e depois no "Jornal Nacional", a descrição dos "presidentes", dizendo ser "a terceira maior exportadora do país".
Segundo enunciado na 
home do UOL, foi "compra da Sadia pela Perdigão". Já na manchete da Reuters Brasil, "Perdigão assume Sadia". E do Valor Online, "incorporação da Sadia". Brasil Foods é o novo nome da "antiga Perdigão".
A novidade maior, ao menos para o 
Valor Online, é "a provável participação do BNDES".



EM UM MÊS

"Financial Times" destacou à noite, dos acordos em Pequim, que a "China concordou em levantar a restrição à importação de frango brasileiro e em permitir a entrada de mais carne bovina, estimulando ainda mais a parceria em rápido crescimento".
Ainda sem confirmação, a medida já era festejada pelos "presidentes" da Brasil Foods, na cobertura. E na 
Folha Online o ministro da Agricultura anunciou "o primeiro embarque para a China em um mês".
"Já em relação à carne suína, não foi desta vez."



chinadaily.com.cn


globaltimes.cn


cctv.com


POR TODO LADO
Lula e Hu Jintao no alto das páginas iniciais do 
"China Daily" e do"Global Times" e na CCTV -à qual concedeu duas entrevistas, a última à noite, ao "Jornal Nacional de lá", segundo o blog Radar 

"CORTA, CORTA, CORTA"

Em destaque nas buscas, a 
Bloomberg noticiou que "China e Brasil estudam conduzir o comércio em yuans e reais". O "Telegraph" deu sob o título "O dólar ainda é todo-poderoso, por enquanto". Ecoou na"BusinessWeek" como "só o sinal mais recente de que os emergentes estão prontos para desafiar o câmbio".
E o 
"FT" postou o texto "Chop, chop, chop the dollar", dizendo que a ameaça "torna a visita do secretário Tim Geithner a Pequim, dia 30, bastante interessante".

GISELE & CHE
Dizendo que o "Brasil é monstruoso, uma potência autossuficiente", o site de finanças 
Seeking Alpha citou que Gisele Bündchen foi a primeira a falar contra o dólar -e ironizou como a China, após Che Guevara, se tornou o mais "novo aliado contra o Ocidente" por aqui.

REAL & PESO
O site do 
"WSJ" destacou de São Paulo, em meio à visita de Lula a Pequim, que Brasil e Argentina registraram "um salto no uso do Sistema de Pagamento em Moeda Local, apesar da queda no comércio entre os dois". O sistema nasceu em setembro, para substituir o dólar.



PETROBRAS LÁ

"Wall Street Journal" deu que a "Gigante brasileira do petróleo sela acordo na China", sobre os US$ 10 bi de crédito, mas sem ceder "contratos lucrativos de petróleo, como se esperava" e como publicou o "WSJ".
Foi a notícia do dia nas buscas de Yahoo News e Google News, tarde e noite, via agências 
France PresseXinhuaBloomberg. Por aqui, só foi destaque na estatal Agência Brasil e na BBC Brasil.

PETROBRAS CÁ
Destaque de Folha Online e demais, 
à tarde, "PT quer mobilizar público contra a investigação" da Petrobras. À noite, ministro "nega que governo articule "tropa de choque" na CPI da Petrobras". E por aí vai a cobertura.

SINOPEC VEM AÍ
Em curto despacho da 
Bloomberg, ontem, o diretor da Administração Nacional de Energia da China disse em Pequim que a Sinopec "vai assinar acordo com o Brasil para explorar dois blocos de petróleo no país".

bbc.co.uk

CHERY VEM AÍ
BBC Brasil deu que "a maior montadora chinesa confirmou a fábrica no Brasil para produzir até 150 mil veículos/ano" do modelo A3. Estuda Rio, SP, Minas ou Ceará 

Nenhum comentário: