quarta-feira, maio 20, 2009

INFORME JB

Paes anunciará a Cidade do Futebol

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 20/05/09

O Rio vai ganhar o Museu da Fifa, que será construído pela prefeitura na Barra da Tijuca. No mesmo local, será erguido um complexo esportivo, a Cidade do Futebol. Caberá ao prefeito Eduardo Paes (foto) o anúncio, conforme adiantou ele ao Informe, a partir do dia 4 de junho. "É quando o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, volta ao Brasil depois da divulgação do nome das sedes da Copa 2014", adianta um animado Paes. O alcaide vai bancar sozinho o museu, que terá projeto da CBF. A confederação, por sua vez, une-se à prefeitura para construir o complexo que abrigará concentração e campos de futebol. Paes ofereceu um grande terreno a Teixeira, mas este recusou. Diz que vai comprar a área.

Em casa Vale ouro

Eduardo Paes vai fechar acordo com Ricardo Teixeira para fazer do Rio a residência oficial da Seleção de 2014.

O terreno da Barra, segundo fontes do mercado, está avaliado em R$ 90 milhões. Teixeira quer ali também um hotel e um megaprédio como sede da CBF.

Candidato

Paes respira o projeto Rio 2016. A Cidade do Futebol, ao ser anunciada, pode ajudar a capital na disputa no Comitê Olímpico Internacional. E o prefeito não tira do paletó o broche da logo da campanha.

Escolinha

Paes e o governador Sérgio Cabral adotaram um uniforme. Blazer preto e camisa social cor azul, de gola aberta.

Corra, Aloizio, corra

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), corre contra o tempo no dever de enfraquecer a CPI da Petrobras, já que não conseguiu evitá-la. Na sexta, dia crucial, Mercadante estava em Presidente Prudente (SP) para um seminário de gestão pública.

Linha direta

Mas Mercadante tentava, ao celular, convencer colegas a desistirem da CPI. Enquanto o ministro José Múcio e o senador Gim Argello suavam a camisa em Brasília.

Luz acesa

Os governadores Aécio Neves (MG) e José Roberto Arruda (DF) têm reunião importante hoje em Brasília. Nada de cantinho. Em ambiente bem iluminado.

Cadê?

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, só teve a companhia de três secretários municipais no lançamento da Prefeitura Itinerante na longínqua Zona Oeste: o de Saúde, o de Transportes e o de Obras. Jandira Feghali (Cultura) não foi, mas mandou justificativa: a morte do pai.

Os trapalhões

Pelo menos quatro dos 11 ministros do STF discutem, à boca pequena, como restringir a transmissão ao vivo da TV Justiça, depois do histórico bate-boca entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. Das duas, uma: ou querem evitar mais exposição do plenário, ou preveem mais briga pela frente.

Só replay

O quarteto alega que pode ser feita uma edição mais cuidadosa das sessões, para posterior exibição na TV Justiça. Mas para o constitucionalista e professor de direito da Uerj Gustavo Binenbojm "os ganhos em termos de transparência e legitimação das decisões têm compensado, plenamente, eventuais desgastes".

Nenhum comentário: