quarta-feira, abril 08, 2009

ILIMAR FRANCO

A reposição

Panorama Político
O Globo - 08/04/2009
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, estudava ontem alternativas para repor cerca de R$1,4 bilhão das perdas dos municípios com a redução da receita do Fundo de Participação dos Municípios. Os relatos dramáticos dos governadores do Nordeste, onde a maioria dos municípios tem no FPM 90% ou mais da receita, foram fundamentais para que o governo resolvesse se mexer. O valor do socorro será fechado hoje com o presidente Lula. 

Uma história a bordo do Aerolula 

No retorno de Montes Claros, na segunda-feira, o presidente Lula fez questão de chamar dois aliados para a cabine do avião presidencial. "Jaques Wagner, vem para cá", convidou Lula, emendando em seguida: "Chama o Geddel também, para que eles fiquem sentados aqui do meu lado, um de frente para o outro". E assim foi feito. Os dois baianos conversaram a viagem inteira sobre política regional e a aliança para as eleições de 2010. Na chegada a Brasília, satisfeito com o resultado de sua iniciativa, o presidente despediu-se do governador e do ministro afirmando: "Tá vendo? Quando vocês conversam, fica uma beleza". Risos. 

Eu estou vivendo um momento em que eu não posso reclamar de nada, nem da crise" - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente, falando com dois amigos 

O MURO DO CARA. Para evitar a abordagem de repórteres e o registro de imagens diárias, da chegada e da saída do presidente Lula a seu gabinete no CCBB, a Presidência da República improvisou um tapume com vasos de plantas. Funcionários disseram que a solução é temporária, pois será colocado um tapume de alumínio. Ontem, a imprensa registrou a chegada dos ministros na reunião da coordenação, mas não o presidente. 

Chororô 

O ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti era um dos prefeitos ontem em Brasília pedindo ajuda do governo federal para compensar a queda do FPM. Com a perda de R$420 mil por mês, disse que vai ter que demitir funcionários em João Alfredo (PE). 

O preferido 

O PSDB está fechado com o nome de Fernando Gabeira (PV) para o governo do Rio de Janeiro. "Gabeira facilita a unidade", diz o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Por causa do tempo de TV, os tucanos querem na chapa o PPS e o DEM. 

O apreço ao desapreço 


O Sala de Comissões número 2, onde funcionam as CPIs do Senado, está para ser batizada de Sala Jefferson Péres. Trata-se de uma homenagem ao falecido senador amazonense que, em dezembro de 2004, declarou: "Vou deixar a política por desencanto e nojo. Vale a pena exercer a atividade parlamentar? É inútil, não sei o que fazemos aqui". A proposta é do senador João Pedro (PT-AM) e já foi aprovada na Comissão de Educação. 


O controle da Polícia Federal 


A Justiça quer mesmo invadir a competência do Ministério Público. Depois do presidente do STF, Gilmar Mendes, ontem o presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, criticou a "espetacularização" das operações da Polícia Federal. "Essas operações midiáticas expõem muito as pessoas sem que haja condenação", disse ele. O Conselho da Justiça Federal vai discutir a proposta de criação de uma vara para fazer acompanhamento externo da PF, hoje função do Ministério Público. 

TUDO ACERTADO. A próxima reunião do G-20 será em setembro, em Nova York, e vai se realizar colada com a Assembleia Geral da ONU. 

O TESOUREIRO do PT, Paulo Ferreira, será candidato a deputado federal em 2010. Os correligionários reclamam que sua campanha parece rolo compressor. 

DEPUTADOS federais aproveitam a insatisfação com a queda do FPM para pressionar o governo a liberar as emendas individuais ao Orçamento, argumentando que elas têm impacto direto nos municípios.

Nenhum comentário: