quinta-feira, março 19, 2009

INFORME JB

Senado alerta para a crise do abate


Jornal do Brasil - 19/03/2009
 

A crise financeira mundial saiu do papel, desceu o Atlântico e chegou forte ao campo brasileiro. Pelos rincões, o primeiro setor a sentir a lâmina do corte de crédito e investimentos foi o pecuário. Foi o que constatou a Comissão de Agricultura e Pecuária do Senado. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo. E pode perder lugar no ranking. Constatou-se que, só nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde pastam os mais gordos rebanhos, mais de 50 frigoríficos já fecharam as portas desde o início do ano – isso, em três meses. E, na esteira, a degola de milhares de trabalhadores. "O governo precisa agir rápido, para evitar uma contaminação sistêmica do setor", adverte o novo presidente da comissão, o senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Elle voltou...

O ex-presidente da República Fernando Collor, hoje senador pelo PTB de Alagoas, avesso nos últimos anos às aparições, gravou ontem à tarde boa entrevista nos estúdios da TV Brasil, em Brasília – que foi transmitida às 22h.

... e ele também

Veja como o mundo dá voltas. Sabem quem trabalha na Empresa Brasil de Comunicação, sede da TV Brasil? Eriberto França (foto), o motorista pivô da queda de Collor. Ontem, estava de folg a.

Vida nova

Segundo colegas, Eriberto trabalha na Radiobrás. Foi nomeado em 2003. Pega no volante um dia e folga outro.

Na rifa

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, quer ser o candidato do PT ao Senado pela Bahia. Mas está nas mãos de Geddel Vieira Lima, que pode, ou não, fechar acordo com petistas.

Saideira

Na cúpula do PMDB, é dada como certa a saída de Geddel do Ministério da Integração Nacional dia 31 de dezembro.

Holofote

Outra certeza dos caciques: Geddel já mira o discurso para virar líder da bancada na Câmara no seu retorno ao plenário.

Pé do ouvido

O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral tiveram um breve papo ontem, a sós, antes de o chefe da nação embarcar para Brasília depois de um evento.

Enfim

O delegado da PF Protógenes Queiroz será candidato a deputado federal pelo PSOL do Rio. Filiação é questão de tempo.

Mumm x Cocoricó

O senador Jayme Campos (DEM-MT), dono de grande rebanho, provocou risadas no plenário da audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado que discutia a crise da pecuária e dos frigoríficos. O toque de seu celular, que varou o ambiente, era um canto de galo.

Longe de casa

Perdido no Salão Verde ontem à tarde, procurando a quem cumprimentar, o novo governador da Paraíba, José Maranhão, era a única autoridade a perambular pela Câmara atrás de agenda, enquanto o plenário estava de luto.

Herança

A bela casa de Clodovil Hernandes em Ubatuba, litoral norte paulista, vai virar uma ONG, seguindo os trabalhos das Casas Clô. O deputado foi enterrado em São Paulo.

Briga do ar

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara promove amanhã, na Associação Comercial do Rio, debate sobre a polêmica em torno dos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont. "O debate ficou torto", explica o presidente da comissão, deputado Edmilson Valentim (PCdoB).

Briga do ar 2

O encontro promete ferver. Vão participar Anac, Infraero, Aéreas e representantes do governo do estado.

Xô, crise

O governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou pacotão de medidas anticrise para poupar o cofre. Diante de uma perda na arrecadação do estado de R$ 50 milhões no primeiro trimestre, determinou corte no custeio. E vai priorizar obras de infraestrutura.

Nenhum comentário: