quinta-feira, março 19, 2009

ILIMAR FRANCO

No núcleo do poder

Panorama Político
O Globo - 19/03/2009
 

A cúpula do PMDB quer o partido participando da coordenação de governo. Alega que o comando de seis ministérios e das presidências do Senado e da Câmara criaram essa necessidade. Os peemedebistas dizem que executam, mas não participam das decisões das políticas de governo. "Queremos nos aproximar e interagir com o governo Lula cada vez mais", diz o líder Henrique Alves (RN). 

Por que o PSDB consultou o TSE 

Os tucanos fizeram uma consulta à Justiça Eleitoral sobre as prévias para escolher seu candidato à Presidência da República porque não pretendem fazer uma consulta convencional. O PMDB e o PT já realizaram prévias, voltadas para seu público interno, sem ultrapassar os limites da legislação eleitoral. No caso dos tucanos, o que se pretende é a realização de uma prévia interna voltada também para o público externo. Os tucanos pretendem comprar espaços no rádio e na televisão para seus candidatos, os governadores José Serra e Aécio Neves. As prévias funcionariam como uma campanha antecipada de oposição. 

Estou me sentindo que nem barata em bico de galinha" - José Sarney, presidente do Senado, anteontem, durante reunião da cúpula do PMDB 

NINGUÉM GOSTOU. Nem o governo nem a oposição gostaram da interpretação do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para a tramitação das medidas provisórias. A oposição foi ao STF. Já o governo perde o poder de paralisar o Legislativo. À espera da decisão do Supremo, Temer diz que seu objetivo "é tirar o Legislativo da inércia". Ele adverte que se não for assim, a Câmara não fará mais nada até agosto. Há 11 MPs na pauta. 

Reforma na ONU 

O presidente da Assembleia Geral da ONU, Miguel d"Escoto, sinalizou anteontem que, neste ano, serão feitas as primeiras reformas no Conselho de Segurança da organização. O Brasil é candidato a uma vaga permanente nesse conselho.

Mobilização 

A UNE fará manifestações em todo o país, entre 30 de março e 3 de abril, com o tema "Essa crise não é nossa. Queremos mais conquistas para a educação". Quer mais investimentos e uma nova lei, sem restrições, para a meia-entrada. 

PSDB e DEM disputam espaço 

Há três semanas tucanos e democratas não conseguem se entender sobre as lideranças da minoria no Congresso. Pelo rodízio, o DEM tem o direito de indicar os líderes na Câmara e no Senado. Para não ficar sem nada, o PSDB quer colocar Otávio Leite (RJ) para ser o líder no Congresso. Mas o DEM quer o cargo para André de Paula (PE). A indicação tem que ser assinada pelos líderes de ambos os partidos na Câmara e no Senado. 

Orçamento: o drama do governo 

Os ministros 
Paulo Bernardo (Planejamento) e José Múcio (Relações Institucionais) se encontram hoje para tratar do contingenciamento do Orçamento para este ano. O governo, que já limitou os gastos dos ministérios em R$37 bilhões até março, está fazendo uma ginástica para mitigar o corte de recursos para custeio e investimento, decorrente da queda de arrecadação. As emendas parlamentares estão na linha de corte, mas Múcio quer preservar uma parcela delas. 

A SENADORA Marina Silva (PT-AC) está com dengue. Ela está em casa, de molho, há duas semanas. 

OS ELOGIOS do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) à índia Rosani Fernandes Kaingang, ontem no debate sobre cotas nas universidades, rendeu uma irônica advertência do presidente da CCJ, Demóstenes Torres: "Assédio é crime". Risos. 

A PRIMEIRA-SECRETARIA do Senado, que administra a Casa, é ocupada pelo DEM desde 2003. O partido a comandou por dez anos nos últimos 16 anos.

Nenhum comentário: