quinta-feira, março 26, 2009

ILIMAR FRANCO

A tática de sempre

Panorama Político 
O Globo - 26/03/2009
 

A ala do PMDB contrária a uma aliança com o PT na eleição presidencial de 2010 vai deflagrar campanha pela candidatura própria. No sábado, em Santa Maria, o PMDB gaúcho lançará quatro pré-candidatos: os ministros Nelson Jobim e José Gomes Temporão; e os governadores Sérgio Cabral e Roberto Requião. O movimento une os serristas do PMDB e os diretórios estaduais que vão enfrentar os petistas nas eleições para governador. 

PT dá corda para Lindberg Farias 

A direção nacional do PT orientou o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, a continuar trabalhando para tentar viabilizar sua candidatura ao governo do Rio. Mas o presidente do partido, Ricardo Berzoini, avisou-o de que as portas precisam ficar abertas, pois será firmado um acordo nacional entre o PT e o PMDB para as eleições presidenciais de 2010. "O Berzoini me disse que o presidente Lula poderá conversar comigo depois sobre os desdobramentos da aliança nacional", contou Lindberg. Os petistas admitem apoiar o governador Sergio Cabral, mas querem como contrapartida o apoio do PMDB a Jaques Wagner, na Bahia. 

Os outros países estão começando agora a fazer seus PACs" - Guido Mantega, ministro da Fazenda, se vangloriando da posição do Brasil na crise internacional 

VAQUINHA. O presidente Lula fez um apelo ontem para que deem um colete novo de presente ao ministro Carlos Minc (Meio Ambiente). "Eu queria pedir ao movimento organizado aí que, por favor, com toda essa boa vontade do Minc, vocês dessem um colete de presente para o Minc, porque esse colete verde dele está manjado já, gente, ele só vem com ele aqui", brincou Lula, na solenidade de lançamento do plano habitacional. 

Bancada 

Alvo de operação da Polícia Federal, suspeita de crimes financeiros e lavagem de dinheiro, a empreiteira Camargo Corrêa fez doações de campanha, em 2006, para três governadores, cinco senadores e 21 deputados federais.

 

Mal-estar 

No ato do plano habitacional, Miguel Lobato, do Movimento de Luta pela Moradia, criticou o Congresso. "Pasmem, o Congresso levou 13 anos para aprovar o Estatuto das Cidades", disse, diante de deputados e senadores.

Cobranças em público 

O presidente Lula aproveitou a solenidade ontem para disparar cobranças e alfinetadas em sua equipe. Cobrou do presidente do Incra, Rolf Hackbart, processos de regularização fundiária, citando especificamente uma comunidade em Porto Velho (RO), e ironizou dificuldades impostas pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). "Daqui a pouco ele (Guido) começa a dizer que o fluxo do Tesouro está se exaurindo", disse Lula. 

PMDB vai de Ricardo Ferraço no ES 

O governador Paulo Hartung diz que não vai se meter na escolha do candidato à sua sucessão. Mas o PMDB já fechou com o vice-governador Ricardo Ferraço, que concorre no cargo, pois Hartung vai disputar o Senado. A candidatura para a segunda vaga ao Senado está sendo oferecida ao prefeito de Vitória, João Coser (PT). O deputado Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB) se lançou candidato a governador para garantir um palanque para os tucanos na eleição presidencial. 

A DIREÇÃO da Caixa Econômica Federal ligou ontem para o setor da construção civil e para os movimentos sociais pedindo que não fizessem críticas ao novo plano habitacional, para não ofuscar seu lançamento. 

O MINISTRO 
Paulo Bernardo (Planejamento) comenta a ausência da maioria dos governadores no lançamento do plano habitacional: "A passagem está cara, eles devem estar economizando". 

AS CENTRAIS sindicais reclamam do governo Lula: querem que todos os demitidos recebam duas parcelas a mais do seguro-desemprego.

Nenhum comentário: