quinta-feira, março 26, 2009

ELIANE CANTANHÊDE

Só a crise sabe


Folha de S. Paulo - 26/03/2009
 

Governadores já são naturalmente protagonistas em eleições presidenciais, e Aécio é o mais popular (77%) e o mais bem avaliado (nota 7,6) entre eles, segundo o Datafolha. Serra tem 54% e nota 6,6. Um é o primeiro lugar, e o outro, o quinto entre dez avaliados. Esses dados, no entanto, precisam ser contextualizados. O governo de Minas tradicionalmente tem voo livre, sem a cobrança da imprensa local e a atenção da nacional. Já o de São Paulo é vigiado o tempo inteiro, por bem ou por mal. Isso é, ao mesmo tempo, uma vantagem e uma desvantagem para Aécio. A vantagem é que ele escapa de repórteres chatos e fuçadores. 
Sabe como é: quem procura acha -uma falha administrativa, escolas aos pedaços, um desvio num órgão daqui, outro dali. E a desvantagem é que ele tem de rebolar muito para "aparecer" e se tornar conhecido. Aécio é campeão no público mineiro. Mas, no nacional, ele empacou em 17%, enquanto Serra tem 41%. E, sem Aécio na parada, Serra tem 40% em Minas, só um ponto a menos que seu índice nacional; mas, sem Serra disputando, Aécio tem apenas 14% em São Paulo.
Ele, portanto, precisa competir com o "recall" de Serra e transportar sua fantástica popularidade em Minas para o resto do país. E tem de ser logo, porque seu risco imediato é Dilma, não Serra. Ela caminha muito devagar para quem tem tanta exposição (como ao lançar o plano habitacional ontem), mas caminha.
Nesse passo, tende a encostar ou a ultrapassá-lo em duas rodadas. Segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, "quando a faixa de menor renda e menor escolaridade captar que Dilma é a candidata de Lula, ela vai crescer muito". Afinal, Lula caiu 5 pontos desde novembro, mas continua com altos 65%. A oposição está indefinida entre o líder dos presidenciáveis e o campeão dos governadores. Já Dilma tem o presidente, que é um só e recordista em popularidade. Até quando, só a crise sabe.

Nenhum comentário: