quinta-feira, março 26, 2009

BRASÍLIA - DF

A guerra das casas


Correio Braziliense - 26/03/2009
 

Mal o presidente Lula terminou seu discurso de lançamento do PAC da habitação, os partidos começaram a dar seus recados. Num almoço em sua casa, com a presença do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, o líder do PTB, Jovair Arantes, foi direto: “Os critérios de escolha dos beneficiados precisam ser discutidos. Como a carência é em todo o país, a Casa (o Parlamento) não aceitará que se exclua o critério político”, cobrou o petebista. “Os municípios com menos de 50 mil habitantes, que são a maioria, não vão aceitar ficar de fora. Isso será modificado no Congresso”, reforçou o líder do PP, Mário Negromonte (BA).


 Quando um partido quer disputar a Presidência da República e ter aliados, tem que ceder nos estados. Por que Gilberto Kassab não pode ser candidato a governador de São Paulo? 

Do líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), referindo-se à uma possível candidatura do prefeito paulistano ao governo estadual


Três mistérios

No Senado, não se fala em outra coisa: faltam abrir pelo menos três caixas-pretas que ainda não foram discutidas nesta crise de imagem da Casa: o serviço de processamento de dados (Prodasen), a gráfica, e o Instituto Legislativo do Brasil, com o Interlegis e o Unilegis. 

Vem mais

Engana-se quem pensa que o único a ir ao Conselho de Ética será o deputado Edmar Moreira (DEM-MG). A análise dos processos pendentes já começaram e, em breve, outros vão lhe fazer companhia. 

Prioridades

O PSB já listou os estados que pretende lançar candidato a governador para apresentar aos seus aliados na hora de fechar as alianças eleitorais de 2010: Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba. No resto do Brasil tem conversa. 

Quem cala...

O líder do PPS, Fernando Coruja (SC), promete se transformar no Jarbas Vasconcelos da Câmara. Veja só o que ele disse a respeito da Petrobras: “Está uma fofoca danada de que tem roubalheira na diretoria internacional da Petrobras. Como é que querem agora simplificar os processos de licitação da Eletrobrás?”, comentou. E nenhum deputado foi à tribuna dizer que Coruja estava enganado. 

No cafezinho
Carlos Moura/CB/D.A Press - 12/2/09
 
 

De olho/ O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (foto), anda agora com um levantamento diário sobre os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) liberados ano a ano. Até a última segunda-feira foram repassados 0,81%, R$ 166 milhões dos R$ 20 bilhões de 2009. E a cada um que pergunta a sua opinião a respeito, ele solta esta: “Do jeito que vai, a mãe do PAC está virando madrasta”, afirma, numa referência direta à ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República. Agora, é ela o principal alvo de tucanos e democratas. 

Até rimou/ De passagem pela solenidade de lançamento do programa habitacional de Lula, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, não escondeu sua vontade política de concorrer : “Se a maioria do PT quiser e o Lula não se opuser, serei candidato a governador”, anunciou. 

Esqueceram-se deles/ Os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, não foram chamados para o lançamento do programa Minha Casa, minha vida. 

Assunto/ Na sala de café da Câmara, os políticos não tiraram os olhos da TV na hora das notícias sobre a operação da Polícia Federal que envolveu a Camargo Corrêa. Era um olhando para o outro com cara de desconfiado. Eu, hein... 

Nenhum comentário: