quinta-feira, fevereiro 12, 2009

PAINEL

Nunca antes


Folha de S. Paulo - 12/02/2009
 

Para construir "um milhão de casas até 2010", como prometeu, em coro com a ministra e candidata Dilma Rousseff, no segundo e último dia do evento com prefeitos em Brasília, Lula terá mais do que dobrar o ritmo anual de obras de seu governo.
Segundo dados do Ministério das Cidades, somadas todas as modalidades da área de habitação -urbanização, construção e recuperação-, chega-se ao número de 2 milhões de moradias desde 2003, início da gestão petista. Ou seja, média de 285 mil casas/ano.
E Lula vem se empolgando: há uma semana, no Rio, prometera erguer 500 mil casas até o fim do mandato.

Vida real
A despeito das belas palavras ouvidas em Brasília, os prefeitos fecharam o primeiro mês de gestão com queda de 3,4% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, na comparação com janeiro do ano passado. O Tesouro prevê alguma recuperação em fevereiro. Em seguida, uma nova queda, de 4%, em março. 

Madonna
No dia de sua apresentação aos prefeitos, Dilma Rousseff teve à disposição uma estrutura normalmente utilizada apenas para Lula. Houve varredura prévia do auditório, instalação de barreiras para separar a ministra da plateia e empréstimo de seguranças da Presidência da República. 

Valete
A pré-campanha presidencial de Dilma já provoca um dominó de atribuições nos quadros da Casa Civil. Um auxiliar direto da ministra foi deslocado para cuidar da recém-turbinada agenda de compromissos políticos. É apenas o começo. 

Informal
Dilma levou consigo o famoso PowerPoint que descreve as obras do PAC nos mínimos detalhes e já fez muito ministro cochilar. Na hora, porém, deixou o equipamento de lado e falou de improviso com os prefeitos. 

Combustão
Enquanto Juca Ferreira (Cultura) terminava sua palestra aos prefeitos, o carro oficial o aguardava na porta com o motor ligado. O ministro é do PV. 

Em família
A Prefeitura de São José bateu bumbo ontem com a foto em que Djalma Berger (PSB) aparece ao lado de Lula e da filha do presidente, Lurian, secretária da Ação Social do município catarinense. O site informa que no rápido encontro foram debatidas "obras do PAC".

Trono
De André Vargas (PT-PR), sobre a troca de Edmar Moreira (DEM-MG) por ACM Neto (DEM-BA) na corregedoria da Câmara: "Saiu o plebeu com castelo e entrou o reizinho sem castelo". 

Nem vem
A mudança nas regras da propaganda eleitoral, parte da reforma política enviada ao Congresso, enfrentará resistência conjunta de PMDB, PR, PTB e PMDB. Se as as coligações forem desconsideradas no cálculo do tempo de TV, como quer o governo, o valor de mercado dessas siglas despencará. 

Daqui não saio
Mesmo excluído da nova Mesa Diretora do Senado, Efraim Morais (DEM-PB) conseguiu manter o espaçoso gabinete no oitavo andar do Anexo 1. 

No, thanks
O ministro Mangabeira Unger telefonou ao MST e se colocou à disposição para um debate sobre "os rumos do Brasil". Ouviu um polido "não" como resposta. 
Outro lado
A prefeitura diz que Mônica Krauter não era responsável pela merenda escolar à época da licitação suspeita de fraude. Foi a funcionária, porém, quem assinou aditamento do contrato com a empresa Sistal em setembro de 2008. Um ano antes, ela compareceu a uma CPI da Câmara como "diretora da merenda escolar". A prefeitura acrescenta que Krauter, agora na Saúde, não cuidará da compra de remédios.

Tiroteio

"Talvez o Ministério da Educação tenha repassado ao presidente informação recebida de um daqueles 1.500 professores que tiraram nota zero." 
Do tucano 
ALBERTO GOLDMAN , vice-governador de São Paulo, (PSDB), sobre o número exagerado de analfabetos no Estado citado pelo presidente em evento com prefeitos.

Contraponto 

Assessoria íntima

Depois de dar um chá de cadeira, anteontem, nas mulheres que acompanharam os maridos ao evento dos prefeitos em Brasília, Lula quis ser simpático e iniciou uma enquete informal com a plateia:
-Quem for primeira-dama levante a mão, por favor.
Em seguida, indagou quem, entre as presentes, era secretária municipal. Ao constatar que muitas mulheres levantaram a mão nos dois casos, o presidente ficou um tanto intrigado. Imediatamente, um assessor veio cochichar algo em seu ouvido. Lula então emendou:
-Agora eu entendi. É que várias primeiras-damas são secretárias também...

Nenhum comentário: