quinta-feira, fevereiro 12, 2009

ARI CUNHA

Presidente intuitivo


Correio Braziliense - 12/02/2009
 

Mais de 5 mil prefeitas e prefeitos brasileiros passaram por Brasília. O presidente Lula queria ter conversinha coletiva. Como era muita gente, estabeleceu assuntos. Evitou discussões. Colocou à mesa os ministros mais participantes das questões populares. Era prestígio para visitantes. 

Prefeitos ficaram em êxtase. A ministra Dilma Rousseff exibiu visual atraente. Presença de sucesso. Lula mandou todos ao gasto de dinheiro. Comprar é a forma de exorcizar pessimismo. Restaurantes finos, Feira do Paraguai, visitas turísticas, comércio lotado de prefeitas e prefeitos. Alguns com a família inteira. Gente importante do comércio, indústria e agricultura acorreu a Brasília. Recebia prefeitos amigos das terras de origem. 

Presidente Lula faz apologia de pouco estudo. Bem assessorado, diz o que o povo quer ouvir. São Paulo e o Nordeste pegam fogo em favor do presidente. O dia foi movimentado para o Distrito Federal. Autoridades locais também receberam prefeitas e prefeitos da origem geográfica. Para a maioria do interior, estar em Brasília foi dia de contato com o poder do país.

Lula acertou na mosca. “Corto o batom da ministra Dilma ou o corte das minhas unhas. Mas o PAC vai pra frente para sucesso do Brasil.”


A frase que não foi pronunciada

“Se a bolsa fechasse…”
Curta-metragem imaginário preparado por estudante que mostra os efeitos psicológicos da economia.


Calma 
Com a chegada do Shopping Iguatemi ao Lago Norte, a comunidade, sempre muito unida, mostrou preocupação com o fluxo do trânsito no local. O blog do Ari Cunha de hoje traz as explicações do administrador Humberto Leda sobre o assunto. 

Barriga 
Mais interessante que o fato de a TV da África do Sul ter noticiado a morte do presidente Bush, é dizer que o técnico apertou o botão errado. Antes de o técnico apertar o botão, algum espírito de porco digitou a frase que foi espalhada para outras televisões. Desse ninguém fala. 

Escola cara 
Fala-se que as escolas particulares extrapolaram no preço do ensino. Há quem diga que o Procon está de olho. Basta lembrar que a primeira coisa que o Procon deve ser é atento à situação favorável dos que não pagam. O dinheiro tem que ficar no caixa e vem dos que têm honestidade no estudo e nas obrigações. 

Hora infeliz 
É uma crueldade o que se faz com a criançada de escola pública em todo o país. Brasília, cidade invejada pelo IDH, também oferece lanches sem nutrientes equilibrados e com péssima aparência. Vale uma vistoria. 

Plano financeiro 
Timothy Geithner disse que o plano de recuperação norte-americana inclui pontos de estatização do sistema financeiro do país. O cálculo é de US$ 2 trilhões. Quinhentos bilhões para a criação de fundo para recuperar papéis podres das finanças dos EUA. Caso seja necessário, disse o secretário do Tesouro Nacional, poderá chegar a US 1 trilhão. O crédito de consumo usará US$ 1 trilhão para o reaquecimento do crédito. 

Futebol 
Itália perdeu de dois a zero para o Brasil. Robinho fez o gol mais bonito de sua carreira. Pedalou, driblou, desfez-se da equipe azurra e atirou para o gol. Só nesses amistosos os jogadores usam futebol pessoal. Em grupo, formam uma máquina sem ideia nem criatividade. Só vale a estratégia para vencer. 

Carne no angu 
Pelo menos até agora é desconhecido o empenho do ministro Tarso Genro para defender o asilo ao terrorista Cesari Battisti, da Itália. Já no caso de Cuba, a decisão foi imediata. O Brasil não deu asilo a quem pediu. E mais: entregou os atletas a Cuba e nunca mais se ouviu falar do sucesso deles no esporte.

História de Brasília

Hoje é sábado, dia de fazer as contas e apertar os cintos. Evite gastos porque o próximo governo será de economia. (Publicado em 21/1/1961)

Nenhum comentário: