quinta-feira, fevereiro 05, 2009

INFORME JB

De FH para Sarney: "Tem coragem, hein?"


Jornal do Brasil - 05/02/2009
 

NUNCA SE SABE o que se passa na cabeça de dois ex-presidentes quando falam de poder ­ assunto tão intrínseco no cotidiano que vira papo de compadre. Aconteceu que, na terça-feira, Fernando Henrique Cardoso telefonou para José Sarney, presidente eleito do Senado. Foi para cumprimentá-lo. FHC, 77 anos, começou a conversa com ironia: "Você tem muita coragem, hein, aos 78 anos!...". No que Sarney foi emblemático e curto: "Pois é, né?". O cavalheirismo durou quase uma hora. Não eram só ex-inquilinos do Planalto, e sim o PSDB e o PMDB ao telefone. Depreende-se do episódio: uma ligação vinda da São Paulo do governador José Serra, adversário figadal do senador, pode não soar compreensível a ponto de parecer cordialidade política  embora a amizade entre FHC e Sarney esteja acima de rivalidades partidárias.

Coveiros 
A tremenda trapalhada dos se- nadores ontem, quando enterraram o deputado federal Adão Pretto (PT-RS), que até o fechamento da coluna estava vivo, embora em estado grave, começou na Assembleia do Rio Grande do Sul. 

Coveiros 2
 
Dezenas foram ao microfone chorar por Pretto. A história chegou a Paulo Paim (PT-RS), em Brasília, que continuou o estrago. 

Camiseiro
 
O ministro Geddel Vieira Li- ma, pré-candidato ao governo da Bahia, não precisa de marqueteiro. Mandou fazer centenas de camisas com a inscrição "Geddel, em você a gente tem fé". Foram usadas na procissão da lavagem da escadaria da Igreja do Bonfim. 

Festa antecipada
 
Na procissão, dia 15 passado, a ala de Geddel tinha balões do PMDB e bandinha. Ainda ontem as camisas faziam sucesso. 

O título...
 
A Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo, que mantém a Universidade Luterana do Brasil, reconquistou ontem o certificado de entidade beneficente de assistência social. 

... e o cofre
 
É só um exemplo para se ter uma idéia de quão grande é a briga em prol da MP das Filantrópicas: com a isenção de impostos, a entidade não deve mais à Receita cerca de R$ 2 bilhões. 

Respeitável público
 
Sábado passado, no Teatro Ri- val, Alcione, durante seu show, apresentou uma música como "a cara do Rio" e disse que está confiante no prefeito e na secretária de Cultura. Foi um silêncio geral. 

Ninho em chamas 
O deputado Carlos Diaz (PSDB-RS), coitado, discursou e chorou ontem na recondução de José Aníbal (SP) como líder da bancada na Câmara, destacando a união da legenda. 

Dia da bicada 
Em vão. À tarde, o ex-líder Pannunzio (SP) liderou a revolta. Declarou-se líder de 20 deputados tucanos opositores de Aníbal. 

Bolsa no canteiro 
O ministro do Desenvolvi- mento Social, Patrus Ananias, assina com a Odebrecht cooperação técnica para treinamento de beneficiários do Bolsa Família. A turma vai para o canteiro de obras. 

Ajuda federal 
O governador da Paraíba, Cás- sio Cunha, foi ao ministro Tarso Genro pedir que a PF entre no caso da execução do advogado Manoel Bezerra, vice-presidente do PT de Pernambuco. Ele foi assassinado no interior paraibano. 

Cadê meu peixe? 
Está uma fera o deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE). O governo federal antecipou em um mês  de janeiro para dezembro de 2008  o período de defeso contra a pesca de lagosta. Segundo Bezerra, só no Ceará 30 mil pescadores passaram o fim de ano sem lucro. 

Prato vazio 
As exportadoras de lagosta acumulam prejuízos e podem demitir, diz o parlamentar, principalmente no Norte do Rio, tradicional ponto da pesca. 

No ar 
Quem acompanhou a troca de superintendentes da Infraero espera agora que o PMDB abocanhe seu naco. Só se aguardava a decisão da eleição no Congresso. 
Acer vo CPDoc JB

Nenhum comentário: