quinta-feira, fevereiro 05, 2009

ARI CUNHA

Traçado desconhecido


Correio Braziliense - 05/02/2009
 

Ouve-se falar entre moradores que alguma modificação está sendo pretendida. A ideia é favorecer os grandes supermercados. Atenderão muita gente, muitos automóveis. Moradores do Lago Norte estão estranhando a modificação no trânsito. Estão despertos para medidas que retirarão a calma das ruas ligando QIs e QLs. Pelo que se ouve falar, serão transformadas em avenidas de velocidade. A calma da área começa a perder encanto se tal acontecer. Detalhe é que as ruas pacatas, usadas em direção única e aumentando uma linha no tráfego, serão perigosas para os habitantes. Na engenharia há solução para tudo, o que pudermos lembrar pode melhorar o tráfego. Não com atalhos feitos às pressas ou com programação desentendida. Ideal seriam ruas ou avenidas partindo talvez do Eixo Norte, mas com direção firmada para atender ao trânsito que vai aumentar na área comercial, sendo a população apenada. Há que lembrar as pontes da Península para a UnB e o trecho (a ser escolhido) no caminho das mansões do lago. Automóveis são vendidos aos magotes e bons preços. Melhor prevenir do que remediar. Cuidemos da cidade para os dias que advirão com sua internacionalização. Fala-se das Olimpíadas e do Campeonato Mundial de Futebol e do povo.


A frase que não foi pronunciada

“Depois da disputa pela cadeira vem a briga pela Mesa.”
Senador Mão Santa, pensando nos poderes da Casa.


Entendimento 
Hélio Costa, das Comunicações, e o presidente Lula voltam a tratar da I Conferência Nacional de Comunicação. A previsão é que ocorra nos últimos meses deste ano, depois que as pré-conferências regionais estiverem com a pauta preparada para o grande encontro. 

Atitude 
Em frente ao semáforo da 204 Sul trabalha o sr. Gilvan. Ele vende os livros em bom estado que recebe e sobrevive assim até conseguir deixar de morar pelas ruas da cidade. É uma figura interessante e de conversa fluente. Vale colaborar. 

Caixa-preta 
Ter ou não ter acesso a provas documentadas em autos de inquéritos policiais? Pelo Supremo Tribunal Federal, os advogados devem ter esse direito. A matéria foi tratada como súmula vinculante. Roberto Gurgel, vice-presidente da Procuradoria Geral da República, é contra a edição da súmula. Ela estaria escandalosamente voltada aos crimes de colarinho branco. 

Boa briga 
Por falar nisso, o deputado Edmar Moreira, do DEM mineiro, logo no primeiro dia como corregedor da Câmara, sugeriu que o STF julgue os deputados em caso de falta de decoro. O presidente Michel Temer acha que só as matérias criminais devem ser apreciadas pela Justiça. O assunto ainda rende. 

ZPEs 
De alguma forma, a criação das Zonas de Processamento de Exportação devem sair do papel. O presidente sancionou a lei, mas ainda não há regulamentação. O processo está na Casa Civil. Se a crise gera oportunidade, as ZPEs são esperança. 

Dom Helder 
Igreja das Fronteiras. Foi lá que o cearense Dom Helder Câmara viveu até a morte. Os Correios lançam um selo em homenagem ao centenário do nascimento do religioso, que dedicou a vida aos pobres. A festa vai ser no dia 7, em Fortaleza, na Paróquia de Santo Afonso. 

Abusos 
Moradores da 316 Norte penam com a presença da Faculdade Alvorada. Enquanto tentam ver o alvará que nunca aparece, agora amargam a presença de um bar que segue até altas horas com muito chope e petiscos. As mesas ficam espalhadas pela área pública. O pior é que não se consegue silêncio nem na hora de calcular o IPTU que vence mês que vem.

História de Brasília

Dr. Vasco ainda não mandou completar o meio-fio nas proximidades da passagem de pedestres à altura da SQ 107. Já caiu um Jeep por lá. (Publicado em 21/1/1961)

Nenhum comentário: