quinta-feira, fevereiro 05, 2009

ILIMAR FRANCO

Vem aí o janelão

Panorama Político 
O Globo - 05/02/2009
 

Está em curso na Câmara nova articulação para criar uma janela para o troca-troca partidário. Silvio Costa (PMN-PE) coleta assinaturas para votar com urgência projeto que permitiria que 9 deputados criem um novo partido sem ter de atender às exigências legais. A única condição que o novo partido teria de cumprir é a de que seus fundadores, juntos, tenham feito 0,5% dos votos válidos, cerca de 460 mil votos, nas eleições de 2006. 

Um novo jeitinho para o troca-troca 

A proposta não muda a Constituição, ela altera a legislação ordinária e para ser aprovada precisa de maioria simples. O novo partido teria 24 meses para regularizar sua situação, mas desde sua criação poderia disputar eleições. A resolução do TSE que estabeleceu a fidelidade partidária permite a troca de partido, sem perda do mandato, no caso de criação de partido. Miro Teixeira (PDT-RJ) elogia a iniciativa de Costa: "Esse projeto acaba com essa coleira que está no pescoço de deputados, senadores, prefeitos e governadores que divergem da direção de seus partidos". Hoje 70 deputados querem mudar de partido. 

É uma atitude chavista. Há uma ditadura da maioria que não aceita regras" - Arnaldo Madeira, deputado federal (PSDB-SP), sobre a reeleição de José Anibal (SP) para a liderança do partido.

Ciumeira 

Os parlamentares governistas do Rio estão irritados. O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, esteve nessa semana em quatro ministérios com 27 prefeitos de vários partidos. Alegam que os ministros não os recebem, mas abrem as portas para o petista. 

Uma governista na presidência do PMDB 

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), vai se licenciar da presidência do partido no dia 8 de março, Dia da Mulher, passando o comando para a deputada Íris de Araújo (GO). Apesar da pressão do deputado Eunício Oliveira (CE), a intenção é deixá-la no cargo até março de 2010. Os governistas não farão uma convenção antes disso. Não querem armar um palanque para os dissidentes, como Orestes Quércia e Jarbas Vasconcelos. 

O PT do Senado e o presidente Lula 

Desde que se vislumbrou que um petista não presidiria o Senado, que o partido está de olho na liderança do governo naquela Casa. Ontem, para um de seus conselheiros, o presidente Lula afirmou que o cargo não existe para fazer uma partilha proporcional entre os partidos no poder, mas para facilitar a aprovação dos projetos de interesse do governo no Senado. Ficou claro que o atual líder, Romero Jucá (PMDB-RR), que tem trânsito em todos os partidos, é intocável. 

HOJE Dilmo (o ministro Geddel Vieira Lima) e Dilma (a ministra Dilma Rousseff) vão a Salgueiro (PE) participar de reunião com as empresas que trabalham na transposição de águas do rio São Francisco. 

A NOVA diretoria do Crea-RJ descobriu que terá de pagar R$40 milhões a seus funcionários, por decisão do TST, relativos ao Plano Bresser. A dívida vinha sendo maquiada nos balanços pela gestão anterior. 

O ITAMARATY recebeu documento da UGT relatando o drama de brasileiros que vivem no Japão, devido ao crescimento do desemprego nos últimos cinco meses. 

Calote 

Os organizadores do bolão da eleição para a presidência da Câmara estão suando para fazer os deputados pagarem os R$500 da aposta. Os caloteiros brincam, dizendo que é um protesto contra o presidente da Funasa, Danilo Forte, um dos ganhadores.

Nenhum comentário: