quarta-feira, janeiro 21, 2009

ILIMAR FRANCO

Sarney atropela

Panorama Político 
O Globo - 21/01/2009
 

O senador José Sarney (PMDB-AP) chega à reta final das eleições para a presidência do Senado como favorito. Depois de ter dito três vezes não ao presidente Lula, na segunda-feira ele se justificou: "O partido está pressionando, a bancada exige a candidatura". O presidente aceitou, mas alertou-o de que não tinha como tirar o petista Tião Viana (AC) da disputa. Sarney, que preferia ser ungido, retrucou decidido: "Tudo bem, vamos ter eleições". 

Turma do Aécio vê operação abafa 

A cooptação do ex-governador Geraldo Alckmin pelo governador José Serra (SP) caiu como uma bomba na ala que defende a candidatura presidencial do governador Aécio Neves (MG). "Estamos com medo que se tente criar um fato consumado. Nosso sentimento é que a cúpula não quer patrocinar uma disputa transparente e leal", criticou o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). Considerado um porta-voz de Aécio no Congresso, Nárcio cobrou ontem que o partido decida as regras para a realização de prévias e adverte: "Se ficarmos desconfortáveis, se nos tirarem do jogo, seremos obrigados a buscar outros caminhos". 

O senador Sarney na presidência do Senado é equilíbrio, respeitabilidade e uma relação afável com a oposição" - José Agripino, líder do DEM no Senado (RN) 

MAPA DO EMPREGO. O estado do Rio perdeu 19.342 postos de trabalho em dezembro, um declínio de 0,65%. Em números absolutos, o setor de serviços foi o que mais demitiu no mês passado e o comércio, o que mais contratou. Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Rio das Ostras foi o que teve maior crescimento relativo do emprego formal em 2008 e São Francisco de Itabapoana, o pior resultado. 

Selo verde 

O presidente da Abiec, Roberto Gianetti da Fonseca, e o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) negociam um pacto que pretende coibir o abate clandestino de gado. Hoje são comercializadas 15 milhões de cabeças ilegalmente.

Olé! 

O senador Gim Argello (DF) é o novo líder do PTB. Antes que Romeu Tuma (SP) se articulasse, Argello obteve a assinatura de cinco dos sete integrantes da bancada. O ex-líder Epitácio Cafeteira (MA) ocupará um cargo na Mesa. 

Curto e grosso 

Na reunião de anteontem, o presidente Lula pediu aos presidentes da CUT, Artur Henrique, e da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, que parem de brigar, argumentando que esse não é o momento para isso. Atualmente, a maior divergência é em torno da proposta de redução da jornada de trabalho e dos salários. Uma repórter perguntou a Paulinho, inocentemente, se eles brigam muito. "Nós brigamos pra &*#@!", respondeu. 

Costuras paulistas 

Depois de atrair DEM, PMDB, PPS, PV e compor com Geraldo Alckmin, José Serra assedia agora o PSB. Os socialistas paulistas dizem que os partidos de esquerda têm simpatia pelo chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), o preferido do governador para sua sucessão. O PSB está preocupado em ficar isolado em 2010 devido à aliança nacional PT-PMDB e está ressentido com o governo federal por ter pressionado o PDT a sair do Bloco de Esquerda. 

O PDT anuncia hoje seu desembarque do Bloco de Esquerda e apoio à candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. 

DEBATE. O candidato do PMDB à presidência da Câmara, Michel Temer (SP), não aceitou participar de um debate na TV Câmara contra seus três adversários. 

SE A ELEIÇÃO para a presidência do Senado fosse hoje, o senador Tião Viana (PT-AC) teria 25 votos e o senador José Sarney (PMDB-AP), 56.

Nenhum comentário: