quarta-feira, janeiro 21, 2009

COLUNA PAINEL

Inconfidência


Folha de S. Paulo - 21/01/2009
 

Um dia depois de ser anunciado secretário do governo José Serra (PSDB-SP), Geraldo Alckmin telefonou ontem para Aécio Neves (PSDB-MG). O diálogo foi de uma elegância ímpar, mas o governador mineiro manifestou a aliados a avaliação de que Alckmin "se apequenou" ao aceitar o convite.
Já pela manhã, Aécio decidiu que faria circular na imprensa uma graça: a de que agora está finalmente "contemplado" no governo Serra, como se tivesse "emplacado" Alckmin no secretariado paulista. De fato, horas depois surgiram declarações em que ele se diz "pessoalmente prestigiado" com a nomeação. Aécio disputa com Serra a candidatura tucana à Presidência, em 2010, e até anteontem tinha em Alckmin um conveniente personagem a atazanar o adversário.

Bombeiro
Aécio, aliás, recebe hoje a visita do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que vai tomar o pulso do mineiro. Amanhã repetirá a dose em São Paulo, em encontro com Serra -dias depois, seguirá para Cuba. 

Bis
Nos bastidores, líderes do PSDB já negociam a reeleição de Sérgio Guerra à presidência da sigla por mais dois anos -o mandato expira em novembro. A avaliação é que sua permanência manteria o comando nacional do partido fora do eixo São Paulo-Minas em 2010, sendo que Guerra tem trânsito nas duas alas. 

Na geral
Diante do veto da diplomacia dos EUA a assento especial para congressistas de outros países, o deputado Maurício Rands (PT-PE) foi a Washington por conta própria. Um dos pontos altos de sua participação na posse de Barack Obama foi fotografar a população malhando um boneco de George Bush. 

Pela TV
Ontem, o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, passou o dia em Recife, ao lado do governador Eduardo Campos (PSB-PE). Embaixadores não foram convidados para a posse. 

Garganta 1
Os ruralistas, até aqui quietos, vão se somar ao coro dos descontentes após o péssimo resultado do emprego em dezembro, que registrou 134 mil vagas a menos no campo. A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) fará reunião no dia 10 de fevereiro para decidir a pauta que será levada a Lula. 

Garganta 2
Serão três demandas principais: leilões emergenciais de alimentos para evitar queda dos preços, desoneração da cadeia agrícola e, como sempre, o alongamento das dívidas do campo com os bancos oficiais.

Inflação
Um dia antes de o Ministério do Trabalho anunciar números de desemprego recorde para o mês de dezembro, o presidente Lula assegurou no domingo, em artigo no jornal uruguaio "El País", que seu governo incorporou mais de 10 milhões de brasileiros ao mercado de trabalho -2,3 milhões de vagas a mais do que os números oficiais do ministério, que apontam a criação de 7,7 milhões de postos formais desde 2003. 

Traço
A TV Câmara tirou do sério o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), candidato a presidir a Casa. A grade da emissora tem exibido com frequência animações e filmes infantis. "Depois dizem que não tem espaço para entrevistas sobre a eleição", reclama o peemedebista. 

Linha
O PT da Câmara chamou reunião para 30 de janeiro. Um dos assuntos será reforçar o apoio a Michel Temer (PMDB), apesar da divisão entre PT e PMDB no Senado. Vozes dissonantes já começam a aparecer. "O PT tem que reabrir o debate, porque é muito ruim um partido só ficar com as duas Casas", diz o deputado Dr. Rosinha (PR). 

De volta
O advogado Cláudio Vieira, ex-secretário de Fernando Collor e mentor da Operação Uruguai, está na corrida por vaga no Tribunal de Justiça de Alagoas. Ele integra a lista sêxtupla encaminhada ontem pela OAB-AL. 

Tiroteio


"Em vez de criticar férias de ministros, o Paulinho deveria agradecer a Deus e a alguns deputados por não engrossar a estatística do desemprego." 

Do deputado 
ANDRÉ VARGAS (PT-PR), em resposta a Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), absolvido pela Câmara da acusação de desvio de recursos do BNDES, que havia reclamado das férias dos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Guido Mantega (Fazenda).

Contraponto

Segundas intenções

Uma semana após ter dado adeus à eleição municipal sem sequer ter passado ao segundo turno da disputa, o ex-governador e agora secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu a visita do ex-deputado Cunha Bueno, que lhe presenteou com o livro "Dicionário das Famílias Brasileiras", de sua autoria, em parceria com Carlos Barata. Ao agradecer, o tucano brincou, diante dos seus assessores:
-Quando me elegi governador, você foi me visitar no Palácio e não pediu nada. Agora que perdi a eleição, me traz um presente. Se a primeira visita eu já achei incomum, agora é que não entendo mais nada...

Nenhum comentário: