quarta-feira, dezembro 10, 2008

SÔNIA RACY

O nome do jogo é cortar


O Estado de S. Paulo - 10/12/2008
 


Chega a US$ 8 bilhões o dinheiro pedido por Estados e municípios para obras de infra-estrutura e já aprovados na sua Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento. Mas não vai além dos US$ 3 bilhões a parte que o BID destinou ao Brasil. Ou seja: o ministério terá de... cortar.

Prevendo uma briga de foice - “teremos de fazer uma escala de prioridades” -, 
Paulo Bernardo avisa: vai fazer um pente fino daqueles.

E lembra que na reunião do 
BID, em abril, já havia previsto a falta de recursos. “Se essas instituições não conseguirem exercer um papel de destaque como financiadoras do desenvolvimento, depois da crise estarão irrecuperavelmente diminuídas em tamanho e importância”...


A arte de cobrar

Sempre é tempo para aprender a lidar com devedores. Ao ouvir que o Paraguai só aceita pagar 3% das dívidas contratuais de Itaipu - como antecipou a coluna, em outubro - o governo brasileiro “acordou” e decidiu jogar sério... com o Equador. 

Foi a posição paraguaia - que será reafirmada em reunião amanhã, em Foz do Iguaçu - que induziu Brasília a não fazer concessões a Rafael Corrêa, admite uma fonte do Planalto. Para a qual o Brasil não pode criar “jurisprudência” no assunto.

Sem retrovisor

Lula avisou: aceita ir segunda, à abertura da Conferência Nacional de Direitos Humanos. Mas não quer saber de conversa sobre revisão da Lei de Anistia.

O dia do úfa, eu fico

Walter Feldman e o chefe, Gilberto Kassab, reuniram-se ontem com o pessoal da Secretaria do Esporte. 

Decisão da conversa: o tucano continua no posto.

Nenhum comentário: