quarta-feira, dezembro 10, 2008

ILIMAR FRANCO

Vai para o voto

 Panorama Político
O Globo - 10/12/2008
 

A bancada do PMDB vai mesmo lançar um candidato à presidência do Senado. Vai concorrer mesmo que seja para perder. O partido fez isso em 1997, quando Iris Resende foi massacrado por Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Com a relutância de José Sarney, estão pleiteando a candidatura o ministro Hélio Costa (Comunicações) e os sem-voto Valter Pereira (MS) e Neuto de Conto (SC).

Os bastidores da negociação no PMDB 

O presidente Lula talvez já tenha sido informado, mas não sabia de nada quando as conversas tiveram início. Para evitar uma disputa pela liderança da bancada, a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), que ficará de licença médica por 60 dias, ofereceu para composição o seu cargo de líder do governo no Congresso. Roseana tratou do assunto com Renan e este fez proposta para Valdir Raupp (PMDB-RO), pela qual Renan seria o líder da bancada e Raupp, o do governo no Congresso. Não adianta tentar confirmar a história com o senador Renan Calheiros. Ele se enche de coragem e responde: "Nunca ouvi falar nisso". 

Vai ser inédito. Pela primeira vez, a Comissão de Orçamento vai reduzir receita e indicar cortes na proposta de Orçamento da União" - Delcídio Amaral, senador (PT-MS) e relator do Orçamento 2009 

ELE VAI DAR O BOLO. Eleito vice-prefeito de São Bernardo do Campo na chapa de Luiz Marinho (PT), Frank Aguiar (PTB-SP) não vai assumir. O presidente Lula foi informado. "O presidente acha que daqui eu consigo ajudar mais o município", explicou. O deputado-cantor vai mudar seu domicílio eleitoral para o Piauí e concorrer em dobradinha com o governador Wellington Dias (PT) para as duas vagas ao Senado que serão disputadas em 2010. 

Susto 

A decisão do TSE de manter a cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima (PB) criou pânico no corredor da morte. O governador Jackson Lago (MA) contratou o ex-ministro Francisco Rezek para reforçar sua defesa.

Integração 

Ao assumir hoje a presidência do TCU, Ubiratan Aguiar vai anunciar a principal meta de seu mandato: articular todas as redes de controle do Poder Executivo. Quer os tribunais de contas e a Controladoria da União trabalhando juntos. 

Aécio Neves define o pós-Lula 

Numa entrevista concedida nestes dias, o governador Aécio Neves (MG) finalmente definiu o que quer dizer quando se apresenta como um candidato pós-Lula à Presidência da República. Suas palavras: "É um país sem rancor, é um país que converge, é um país que possa construir uma agenda que passe pelas reformas política, tributária, trabalhista e previdenciária". Para quem defende a convergência, a plataforma é polêmica. 

Ruralistas mandam no governo Lula 

Parlamentares da bancada ruralista reuniram-se ontem com o ministro José Múcio (Relações Institucionais) para pressionar pela publicação da nova versão do decreto que trata das punições contra crimes ambientais. O texto está na Casa Civil, e deve adiar em um ano o prazo para produtores rurais se comprometerem a recuperar as áreas de reserva legal. Os ruralistas estão com tudo. Estes dias, impediram a revisão do índice de produtividade para fins de reforma agrária. 

NA PRÓXIMA semana, o PSDB, o DEM e o PPS vão anunciar apoio à candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. 

O PRESIDENTE Lula reúne ministros hoje para debater a proposta do Paraguai sobre Itaipu. 

A MULHER de um influente senador teria carregado, em um jantar em Brasília, duas bolsas Chanel de convidadas. O dono da casa comunicou o incidente ao senador e as vítimas receberam, na última sexta-feira, duas novas bolsas da mesma marca.

Nenhum comentário: