quinta-feira, outubro 11, 2012

Pesos e medidas - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 11/10


Com o julgamento do mensalão na reta final, integrantes do STF discutem informalmente a dosimetria das penas dos condenados. Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e Luiz Fux acham que os ministros que absolveram réus e foram vencidos não devem se manifestar. Carlos Ayres Britto, que votou assim no julgamento do ex-deputado José Gerardo, tem expressado dúvidas a interlocutores por entender que o voto dos vencidos equilibraria as penas.

Simples Outra discussão entre os membros da corte diz respeito aos critérios para definir penas. Há quem defenda que, em vez de truncados cálculos matemáticos, os ministros só se manifestem quando discordarem das propostas do relator ou do revisor.

Me dê motivo O voto de Dias Toffoli condenando José Genoino surpreendeu os próprios ministros, e foi visto como uma demonstração de que não havia consistência nos argumentos de Lewandowski para absolvê-lo. "Todos nós votamos compungidos, mas nesse caso as provas gritavam", diz um deles.

Sinais Petistas interpretaram a declaração de José Dirceu cobrando da direção do partido "prioridade à eleição" e adiando qualquer desagravo alusivo ao mensalão como recado do ex-ministro. "Ele quis dizer que o PT é um só. Na alegria e na tristeza", diz um expoente da sigla.

Poço... A direção do PSB dedicou parte de sua reunião ontem a críticas ao PT. Jonas Donizette, no segundo turno em Campinas, disse que petistas, rivais locais, "desclassificam" os socialistas.

... de mágoas Já Cid Gomes (CE) afirmou que o PT tem por prática criar inimigos e que o PSB é a "bola da vez".

Sem chance 1 Serafim Corrêa avisou ontem à direção socialista que não apoiará Vanessa Grazziotin (PCdoB) em Manaus, a despeito da pressão de Lula e de Dilma Rousseff. Dará apoio ao tucano Arthur Virgílio.

Sem chance 2 Também procurada pelo PT, a deputada Rebeca Garcia (PP) não subirá ao palanque da senadora porque diz que abdicou da sua candidatura por culpa do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB).

Oremos O QG de José Serra celebrou a neutralidade do PRB sobretudo porque deseja engajar vereadores da Igreja Universal à ofensiva contra Fernando Haddad.

Sinal da cruz Alvo de ataques em razão do chamado "kit gay", o petista irá à missa amanhã, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Médio prazo Geraldo Alckmin telefonou a serristas entusiasmado com a decisão do partido de Celso Russomanno, que reflete em 2014. O PRB planeja manter distância da sucessão estadual.

Muro Eleito com maior votação do PPS para a Câmara, Ricardo Young faltou ao ato pró-Serra. Ficará neutro.

Piquete Paulinho (PDT), de volta à Força Sindical, levará hoje presidentes da UGT e Nova Central a evento em favor do candidato tucano.

Assino embaixo Em viagem ao exterior, Paulo Skaf entregou carta ao PMDB respaldando a decisão da sigla de apoiar Haddad.

Cabeceira Nelson Pelegrino (PT) prepara-se para encarar ACM Neto (DEM) em Salvador relendo livro cheio de acusações contra o avô do democrata: "Memória das Trevas; devassa na vida de Antonio Carlos Magalhães".

Visita à Folha José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"No ritmo que caminham as negociações no segundo turno, governo e PMDB terão que rediscutir a relação após a eleição."

DO DEPUTADO FEDERAL LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), que declarou apoio à candidatura de ACM Neto (DEM) em Salvador, contra o desejo dos petistas.

contraponto

Quem puxa os seus...

Filho do ministro Garibaldi Alves (Previdência), Walter Alves virou estrela nos comícios de candidatos apoiados pelo PMDB no Rio Grande do Norte. A cada discurso seu nos palanques, o deputado estadual era interrompido por gritos da plateia feminina:

-Lindo! Lindo!

Garibaldi, conhecido mais pelo senso de humor que pela beleza, aproveitou o assédio para brincar, durante um ato especialmente barulhento:

-Estou ouvindo gritarem que ele é lindo, mas aqui e ali ouço uma voz solitária dizendo que é a cara do pai.

Nenhum comentário: