domingo, agosto 19, 2012

Energia para crescer - JOSUÉ GOMES DA SILVA


FOLHA DE SP - 19/08

Dentre os diferenciais competitivos do Brasil, além das reservas de água, recursos naturais, capacidade de produzir alimentos, equilíbrio nas contas públicas e mercado interno consistente, que já abordei em colunas anteriores, também merecem ênfase nosso potencial e diversidade na área da energia. Temos a matriz mais renovável do mundo industrializado: 45,3% são provenientes de fontes como a hídrica, biomassa, etanol, eólica e solar.

Para entendermos melhor o significado de produzir energia sem poluir, num planeta às voltas com as mudanças climáticas, as hidrelétricas são responsáveis pela geração de 75% da eletricidade do país. Um feliz contraste com a matriz energética mundial, composta por apenas 13% de fontes renováveis, no universo das nações industrializadas, e 6% nas que se encontram em desenvolvimento.

Quanto ao etanol, processamos cerca de 30 bilhões de litros anuais, sem ameaçar a cultura de alimentos, pois temos terras disponíveis para plantar tudo o que for preciso. Ademais, nosso produto, proveniente da cana de açúcar, é mais competitivo que o de milho, feito nos Estados Unidos.

Deveremos alcançar 37 bilhões de litros em 2015. Além de renovável, o álcool hidratado propicia ganho ambiental. Graças ao seu uso como combustível ou aditivo da gasolina, o Brasil evitou, nos últimos 32 anos, emissão superior a 800 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Também são expressivas as possibilidades do país na energia eólica. Na América Latina e Caribe, é o que tem a maior capacidade de produção, com potencial próximo de 143 mil megawatts. Contudo, estudos mais recentes indicam que podemos alcançar índices ainda mais elevados.

O Brasil é igualmente rico no tocante aos combustíveis fósseis, tendo atingido a autossuficiência na produção de petróleo e avançado muito na extração de gás natural. Isso, sem iniciarmos a exploração da "província do Pré-sal", que nos transformará em um dos grandes produtores internacionais.

Essa privilegiada condição deve-se ao avanço da Petrobras, uma das mais eficazes companhias do setor de energia em todo o mundo graças, em especial, ao seu competente quadro técnico. A companhia desenvolve tecnologia de ponta e altamente sofisticada, nos permitindo alcançar jazidas em águas profundas.

Contamos, ainda, com organizações privadas como o Grupo EBX, que também gera empregos e renda na realização de importantes empreendimentos e na implantação de modernos projetos de infraestrutura no Brasil.

Se utilizarmos nosso grande diferencial energético com eficácia e sabedoria, este será um grande trunfo para sustentar nosso desenvolvimento.


Nenhum comentário: