domingo, junho 13, 2010

PAINEL DA FOLHA

Pinta de vice
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 13/06/10

Embora José Serra tenha chegado sem vice à convenção que o oficializou candidato, o evento em Salvador ofereceu alguns sinais de que o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, está próximo de levar a vaga. Com a redução das chances de atrair o PP e seu minuto e meio de tempo de televisão, o companheiro de chapa de Serra tende a ser mesmo um tucano.
Entre as opções disponíveis, o senador pernambucano vai se desenhando como a de melhor custo/benefício. Ontem, saiu de uma conversa a sós com Serra no hotel, pouco antes da convenção, com ajustes em seu discurso. Na área reservada às autoridades, foi saudado repetidamente como vice. Apenas sorriu.


No páreo Além de Guerra, segue com chances o também senador Álvaro Dias, mas apenas se houver certeza de que a indicação resolva a situação no Paraná, onde o irmão de Álvaro, Osmar Dias (PDT), é cortejado pelos tucanos para disputar o Senado, mas ameaça sair para governador e dar palanque a Dilma Rousseff (PT).

Vai encarar? Ao defender em seu discurso uma campanha que "exponha e não esconda o candidato", Sérgio Guerra vocalizou uma preocupação do comando tucano: a de que o campo adversário aposte na subexposição de Dilma, especialmente em confrontos diretos e/ou diante de temas espinhosos como o do dossiê.

Inclusivo De Tasso Jereissati (PSDB) a Cesar Maia (DEM), Serra cuidou de mencionar de maneira simpática em seu discurso aliados com os quais já trombou -ou que trombaram com ele.

Revezamento Após intensa negociação, o ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy (PSDB) convenceu os evangélicos da igreja Renascer a iniciar a Marcha para Jesus só depois de encerrada a convenção tucana.

MC A sensação do evento foi o repentista Luizinho, encarregado de introduzir os políticos que discursaram. No palanque e na plateia, candidatos perguntavam como fazer para levá-lo às suas convenções estaduais.

Fora do ar O site do PSDB, que havia feito uma transmissão repleta de "apagões" no pré-lançamento da candidatura, em abril, ontem jogou a toalha: simplesmente não exibiu o evento.

Tenho dito O discurso que Dilma Rousseff fará na convenção do PT, hoje em Brasília, será curto, em tom emocional e inserido no tema "mulheres", escolhido para o evento.

Promovido Bordão entoado ontem na convenção peemedebista: "PMDB já decidiu. Michel e Dilma presidentes do Brasil".

Acabou? Embora tenha permitido o registro "para constar" das candidaturas a presidente de Roberto Requião e Antonio Pedreira, Michel Temer ficou profundamente irritado, falou o diabo de ambos e só chegou à convenção do PMDB depois de encerrado o discurso do ex-governador do Paraná.

Pois é Uma repórter perguntou a Henrique Meirelles, que chegou no séquito de Temer, se ele se engajaria na campanha. "Não. Estarei cem por cento no Banco Central." Ela provocou: "Isso tudo aqui hoje poderia ter sido para o senhor...". Ele gargalhou, mas não disse nada.

Desabafo De um inconformado com o cabresto imposto ao PT, obrigado a apoiar a reeleição de Roseana Sarney (PMDB): "O Maranhão será o novo Irã do Lula. Ele sabe como entrou, mas não sabe como vai sair".
com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

TIROTEIO

"A gente resolveu deixar o Requião ficar do tamanho do Pedreira."

DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA, sobre a decisão da cúpula do PMDB de permitir que tanto o ex-governador do Paraná quanto o proprietário de um jornal de pequena circulação no Distrito Federal se apresentassem como candidatos à Presidência na convenção, ainda que só por formalidade.

CONTRAPONTO

Pensando bem

No café da manhã de terça passada, hóspedes-residentes de um hotel vizinho ao Alvorada reclamavam do barulho do helicóptero que, às 6h, baixara no palácio para buscar Lula, que seria levado ao aeroporto.
-Bom, se o Serra ganhar a eleição este problema estará resolvido- comentou um dos presentes, referindo-se ao temperamento notívago do candidato tucano.
Alguém na mesa resolveu discordar:
-Precisa ver se não vai criar problema maior... Imagine o helicóptero chegando no meio da madrugada!

Nenhum comentário: