terça-feira, abril 27, 2010

PAINEL DA FOLHA

Cascas de banana
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/04/10
 

Sem deixar de reconhecer a importância mobilizadora da internet, petistas envolvidos na campanha de Dilma Rousseff se preocupam com a relativa falta de supervisão sobre a produção de colaboradores que alimentam as redes sociais. Ontem, lia-se no Twitter da candidata: “Tive informações do Ministério da Justiça de que, de maneira alguma, se pretende soltar 20% dos presos do país”. Trata-se de resposta a uma reportagem sobre projeto para monitoramento por tornozeleira eletrônica de detentos libertos. 
Há quem questione a opção de escalar a própria Dilma (ainda que outros escrevam, trata-se de seu endereço oficial) para rebater noticiário potencialmente negativo e que nem mesmo está na ordem do dia.
Outro dia - Dilma iria nesta quinta-feira ao “Programa do Ratinho”, no SBT, mas o apresentador alegou imprevistos, e a participação foi adiada. 
Durão - Com linguajar adaptado ao programa de José Luís Datena, na Band, José Serra referiu-se ontem ao “pedófilo maldito” e defendeu “engaiolar criminoso”. 
Gargarejo - Com a mesma dor de garganta que o afligia ontem na Band, o tucano teve de interromper entrevista à TV Amazônia na sexta. Foi socorrido pelo correligionário Arthur Virgílio. “Repita comigo: brummm, brummm”, orientava o senador. 
De grão... - No esforço para sedimentar as relações com o PP, Yeda Crusius resolveu agilizar a indicação do deputado Vilson Covatti para vice. A Executiva do PSDB gaúcho aprovou documento, enviado ao Diretório Nacional, sugerindo o nome de Francisco Dornelles, presidente nacional do PP, para vice de Serra. 
...em grão - A direção tucana espera que Antonio Anastasia anuncie em breve a aliança que dará ao PP a vice em Minas, fechando a parceria em dois Estados de peso. 
No jogo - No Rio Grande do Sul, o PSB manteve de pé a candidatura de Beto Albuquerque ao governo. O partido cobra aliança do PC do B em retribuição ao apoio dado a Manuela D’Ávila na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, em 2008. Os comunistas do Brasil, porém, preferem ir de Tarso Genro (PT). 
Não saio - José Artur Filardi (Comunicações) ainda não conseguiu substituir a secretária de comunicação eletrônica, Zilda Beatriz. Ela avisou que só sai depois de conversar com seu primo, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB). 
Bastidores - Aloizio Mercadante (PT), agora lançado ao governo paulista, e Paulo Skaf (PSB), que teve a candidatura fragilizada pela retirada de Ciro Gomes da disputa presidencial, encontraram-se ontem nos estúdios da Band, onde participaram de programas diferentes. Conversaram a sós por cerca de 15 minutos. 
Duas canoas - Apesar do apoio declarado do presidente da Força Sindical, Paulinho (PDT), a Aloizio Mercadante (PT), uma parcela expressiva da central pretende apoiar Geraldo Alckmin (PSDB), líder disparado nas pesquisas. 
Engrenagem - Força e CUT pressionarão hoje o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) pelo aumento na alíquota de importações de diversos produtos, sob o argumento de evitar demissões nos setores de autopeças e máquinas. Segundo as centrais, haveria previsão de fechamento de cerca de 30 mil vagas em pleno ano eleitoral. 
Preventivo O TCU convocou os 12 governadores de Estados que receberão jogos da Copa de 2014 para uma reunião em 11 de maio. O tribunal quer fazer recomendações que evitem a paralisação das obras depois de iniciadas.
Tiroteio
Ciro apostou num caminho e não deu certo. Ninguém vai polemizar com ele porque ninguém polemiza com quem está de saída. 
Do peemedebista ROMERO JUCÁ, líder do governo no Senado, em resposta ao deputado do PSB, que, em retirada da disputa presidencial, definiu o PMDB como “um ajuntamento de assaltantes”.
Contraponto
Liga pra mim 
A certa altura do governo Sarney (1985-1990), o então deputado Leopoldo Bessone (PMDB) entrou na lista de cotados para virar ministro da Reforma e Desenvolvimento Agrário, o que colocou a imprensa em seu encalço. 
Naquela época pré-celular, um repórter conseguiu o número da casa de Bessone e não parou mais de ligar: 
- O senhor vai ser ministro? 
- Meu caro, não tem nada disso... 
No enésimo telefonema, ele resolveu abrir o jogo: 
- Estou esperando o Sarney ligar. Se o número estiver ocupado e ele escolher outro ministro, eu te mato! 
Em tempo: Sarney encontrou Bessone, que ocupou o ministério de agosto de 1988 a fevereiro de 1989.

Nenhum comentário: